Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Departamento de Justiça dos EUA pode frear fusão de JetBlue e Spirit

Untitled-1

Companhias irão formar quinta maior transportadora dos EUA caso a fusão seja aprovada pelo Departamento de Justiça (Divulgação)

Como vimos aqui no M&E, dada como praticamente encerrada, a novela que culminou na fusão entre JetBlue Airways e Spirit Airlines, por US$ 3,8 bilhões, já aprovada pelos próprios acionistas, ganhou mais um capítulo agora em janeiro. Um grupo de 25 passageiros e agentes de viagens lançou um processo antitruste tentando impedir a fusão. No entanto, não são só passageiros e agentes de viagens que pretendem impedir esta fusão.

A proposta de fusão de US$ 3,8 bilhões da JetBlue pela Spirit Airlines parece estar em risco, já que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos provavelmente entrará com uma ação contra a mudança em breve. No início deste mês, a Spirit disse que esperava uma decisão do DOJ nos “próximos 30 dias ou mais”. “Agora estamos esperando para ver se o Departamento de Justiça entrou com uma ação para bloquear o negócio ou nos permite prosseguir”, disse o CEO da Spirit, Ted Christie.

As duas companhias concordaram em formar o que seria a quinta maior companhia aérea do país no ano passado, após uma guerra de ofertas com a Frontier Airlines. De acordo com o portal “Político”, “as pessoas na divisão antitruste do DOJ têm opiniões divergentes sobre a possibilidade de abrir um processo”, o acordo é ainda mais complicado por um processo em andamento contra o acordo da JetBlue’s Northeast Alliance com a American Airlines.

No entanto, a JetBlue afirma que a fusão beneficiaria os viajantes, criando um “desafiante nacional de tarifas baixas há muito esperado” para as quatro grandes companhias aéreas da American, Delta, United e Southwest. Por enquanto, não se sabe se a fusão bloqueada pelo DOJ colocaria a Spirit de volta no mercado ou se a transportadora aceitaria uma oferta significativamente menor para ingressar na Frontier, conforme planejado originalmente.

Receba nossas newsletters