Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Vídeos

Dia Internacional da Aviação: Alta destaca as conquistas e os desafios do setor

emirates piloto Dia Internacional da Aviação: Alta destaca as conquistas e os desafios do setor

A aviação liga a região a 1.068 destinos em todo o mundo, 42% a mais do que há 20 anos (Divulgação/Emirates)

Em comemoração ao Dia Internacional da Aviação Civil, nesta quinta-feira (7), José Ricardo Botelho, CEO da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), definiu o papel da aviação e reforçou a importância desta indústria que impulsiona a conectividade e promove o fomento econômico, evidenciando seu vasto potencial na América Latina e no Caribe.

“A aviação é a forma mais segura e eficiente de transportar vidas, de fazer chegar vacinas, órgãos e bens essenciais onde e quando são necessários. É a maneira mais eficiente de transportar alimentos, mercadorias e bens perecíveis que, de outra forma, chegariam atrasados ou danificados. Por vezes, é a única maneira de levar as pessoas a locais remotos onde não existe outro meio de transporte. Não temos estradas que interligam os países como em outras regiões, e temos mais de 700 ilhas no Caribe que precisam de conectividade. Na América Latina, a aviação deixou de ser um luxo há muito tempo e tornou-se um serviço essencial de transporte público”, disse José Ricardo Botelho.

“Esse setor gera 8 milhões de empregos na América Latina e no Caribe, liga um território de mais de 20 milhões de quilômetros quadrados por meio de 2208 rotas em 490 aeroportos onde operam voos comerciais”

Ele lembra que, atualmente, “a aviação liga a região a 1.068 destinos em todo o mundo, 42% a mais do que há 20 anos. A aviação permite que 1,5 milhão de toneladas de insumos de alto valor cheguem a tempo ao seu destino”, diz Botelho, que está convencido de que a aviação possibilita o desenvolvimento da região.

Para Botelho, a aviação não apenas possibilita o desenvolvimento regional, mas também ativa uma extensa cadeia de valor, gerando oportunidades para todos os envolvidos. “Esse setor gera 8 milhões de empregos na América Latina e no Caribe, liga um território de mais de 20 milhões de quilômetros quadrados por meio de 2208 rotas em 490 aeroportos onde operam voos comerciais. Entre janeiro e outubro deste ano, foram transportados mais de 370 milhões de passageiros, um crescimento relevante em comparação com os 18 milhões de passageiros transportados em 1970″, defende.

A Alta destaca que, apesar das conquistas, a indústria ainda enfrenta desafios significativos na América Latina e no Caribe. Esses desafios incluem a necessidade de melhorias na infraestrutura, custos elevados que elevam os preços das passagens aéreas, volatilidade nas taxas de câmbio das moedas locais, aumento nos preços dos combustíveis, entre outros obstáculos que impedem o pleno desenvolvimento dessa poderosa indústria regional.

NOVA CAMPANHA – Como resultado, a Alta lançou uma nova campanha para aumentar a conscientização sobre todos os aspectos da aviação. Com o slogan “Juntos voamos mais alto”, a iniciativa busca proporcionar uma perspectiva abrangente a todos os habitantes da região, cujo cotidiano está diretamente ligado às decolagens de aeroportos ao redor do mundo.

VÍDEO:

Receba nossas newsletters