Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Embratur: chegada de turistas até abril já é 60% maior do que todo o ano de 2021

terminal aeroporto passageiro brasília inframerica divulgação

Mais de 962 mil estrangeiros já entraram no Brasil de janeiro a abril deste ano (Divulgação/Inframerica)

Dados do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal, compartilhados pela Embratur, revelam que mais de 962 mil estrangeiros já entraram no Brasil de janeiro a abril deste ano. O balanço já supera em 60% todo o ano de 2021, quando foi registrada a entrada de 596,7 mil visitantes estrangeiros. Ao comparar com o mesmo período de 2021, quando foi registrada a entrada de 122.601 viajantes, a alta é de 685%.

“Nosso objetivo é alcançar o patamar pré-pandemia, quando recebíamos mais de 6 milhões de estrangeiros por ano. Vamos seguir trabalhando e intensificando a divulgação do Brasil no exterior para trazer ainda mais turistas internacionais, o que movimenta a economia e gera empregos internamente”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. “Estamos confiantes de que o aumento da promoção dos destinos brasileiros é fator decisivo para aproveitarmos todo o potencial que o país possui para receber estrangeiros no cenário do turismo pós-pandemia”, completa Nascimento.

VOOS – A Malha Aérea Internacional brasileira também aponta para uma retomada progressiva desse segmento. Em abril deste ano, o número de voos mensais chegou a 2.983, um aumento de 191,21% em relação ao mesmo mês de 2021. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e empresas aéreas, de janeiro a abril, foram criados ou retomados 122 voos, além de 40 frequências adicionais que entraram em operação. Até janeiro de 2023 estão previstos 24 voos a mais vindos de outros países e 9 serão retomados ou terão sua frequência ampliada.

GASTOS – O que também vem crescendo é o total de gastos dos viajantes de outros países. Nos primeiros dois meses deste ano, conforme o balanço de pagamentos do Banco Central, o volume de turistas neste período gerou US$ 781 milhões em gastos, o que configura aumento de 63% em relação aos US$ 480 milhões registrados no primeiro bimestre de 2021.

Receba nossas newsletters