Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

FAA avança no processo de certificação do B737 MAX

737MAX; 737; Boeing; 737MAX first flight; air to air; K66500-05

O MAX deu o primeiro grande passo para a retomada de suas operações ainda em junho, com a realização dos voos testes para a recertificação do modelo

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) está dando mais um passo rumo à nova certificação do B737 MAX ao anunciar que em breve irá apresentar uma proposta de diretiva de aeronavegabilidade para aeronave, que segue sem voar desde março de 2019. Embora seja considerado um importante passo para o retorno da aeronave ao serviço, o órgão deixa claro que o processo de certificação ainda dependerá de mais alguns fatores para ser finalizado.

Em nota, a FAA afirmou que a diretiva abordará as mudanças no projeto da Boeing para que os problemas com o sistema de controle de vôo sejam consertados e irá propor ainda novos procedimentos para comissários de bordo, a fim de mitigar os problemas de segurança que foram encontrados durante as investigações dos acidentes com os B737 MAXs da Lion Air e Ethiopian Airlines. Já são 16 meses de MAX fora de operação.

Uma vez divulgada a diretiva de aeronavegabilidade, a FAA dará 45 dias para comentários e, após este período, poucas  semanas para que os mesmos sejam revisados e incorporados ao relatório final. Em meio a este e mais processos que serão realizados, os novos protocolos de treinamento de pilotos já estão sendo finalizados e logo serão revisados, em conjunto, pela FAA e pelos reguladores de Canadá, Europa e Brasil.

O Boeing 737 MAX deu o primeiro grande passo para a retomada de suas operações ainda em junho, com a realização dos voos testes para a recertificação do modelo. A FAA está analisando os dados dos testes para determinar se os sistemas de voos estão de acordo com os regulamentos de segurança.

A Boeing, por sua vez, segue sem especular quando a aeronave retornará ao serviço comercial de passageiros. “Seguimos trabalhando em estreita colaboração com a FAA e outros reguladores internacionais para atender às respectivas expectativas, enquanto trabalhamos para devolver com segurança o B737 MAX ao serviço. A segurança é nossa prioridade e o cronograma de retorno ao serviço será determinado pelos reguladores”, disse um porta-voz da Boeing.

Receba nossas newsletters