
Peru é opção de destino para férias de julho com história e atividades na natureza (Divulgação/Agência Guanabara)
As férias de inverno no hemisfério sul estão chegando, e nessa estação do ano alguns dos destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros são os nossos países vizinhos. Para quem gosta de história e atividades na natureza, o Peru é uma opção que oferece esse tipo de viagem, devido aos seus sítios arqueológicos e montanhas.
Opções de destinos
No país, durante o mês de julho, uma das principais atrações é a cidade de Huaraz, região de Ancash, a 400km de Lima, capital do Peru. Essa cidade é a porta de entrada para a cordilheira tropical mais alta do mundo, a Cordilheira Branca, que nessa época do ano é ideal para atividades como montanhismo, trekking e escalada.
Ainda em Huaraz, os turistas podem visitar o Parque Nacional Huascarán, um destino com lagoas glaciais, paisagens nevadas e a montanha nevada mais alta do Peru, que leva o mesmo nome do parque. Também é possível fazer caminhadas na Cordilheira de Huayhuash em seus 30 km de extensão com picos elevados, de até 6.634 metros de altura, o segundo mais alto do país.
Já no sul de Lima, Arequipa é uma região colonial próxima ao Vale do Colca, um cenário para praticar trekking, rafting e ciclismo. Ainda na cidade, é possível fazer uma excursão até o vulcão Chachani, coberto de neve, a 6.075 metros do nível do mar. Essa região também é famosa por suas águas termais.
Na região sudeste da cidade de Cusco fica o nevado Ausangate, de 6 mil metros de altura, sendo um espaço propício para trekking ao redor de geleiras, lagoas e picos nevados. A cidade também apresenta uma arquitetura histórica Inca misturada com a colonial espanhola, e fica próximo a locais culturais importantes como Vale Sagrado dos Incas e o Santuário Histórico de Machu Picchu.
Por fim, a capital Lima também conta com opções de atividades históricas. O Centro Histórico da cidade é declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, e é constituído por igrejas coloniais, casarões e variedades de gastronomia típica. No Brasil, existem voos diretos para Lima, que pode ser também um ponto de escala entre Cusco. Porém, a partir de 1º de julho, a Latam Airlines e Sky Airlines passam a operar voos da capital para a cidade de Huaraz.