Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Fraport pede renegociação de contrato de concessão do aeroporto de Porto Alegre

Porto Alegre Airport 14 Fraport pede renegociação de contrato de concessão do aeroporto de Porto Alegre

De acordo com a Anac, o pedido será analisado e há uma certa consideração por conta dos estragos climáticos vistos no terminal (Divulgação/Fraport)

Sem qualquer data para retomar as operações e com prejuízos ainda incalculáveis, a Fraport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho, já se adiantou e pediu a renegociação do contrato de concessão à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que confirmou a informação ao portal g1. De acordo com a agência, o pedido será analisado e há uma certa consideração por conta dos estragos climáticos vistos no terminal.

Neste caso, os prejuízos causados podem vir à tona no caráter de “força maior”, o que é devidamente reconhecido pela agência. Se o pedido de renegociação for aceito, há a possibilidade do governo ter que ressarcir recursos à Fraport Brasil. Em nota enviada ao g1, a Anac informou que serão avaliados alguns fatores durante esta análise, incluindo “aquestão securitária relacionada ao sinistro observado, os prejuízos causados pelas enchentes e os custos de reconstrução do aeroporto”.

Em nota enviada ao g1, a Anac informou que serão avaliados alguns fatores durante esta análise, incluindo “aquestão securitária relacionada ao sinistro observado, os prejuízos causados pelas enchentes e os custos de reconstrução do aeroporto”

A Fraport já divulgou um comunicado oficial informando que não tem noção do prejuízo causado pelas enchentes. A concessionária informa ainda que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. “No momento, não temos uma estimativa dos danos causados pela enchente. Após as águas baixarem, teremos condições de avaliar em detalhes os impactos na infraestrutura aeroportuária”, informou a concessionária.

O terminal só deve retomar suas operações em setembro. Totalmente alagado e com todos os sistemas comprometidos, a previsão é que o aeroporto volte a sua normalidade apenas dentro de alguns meses, como já vimos aqui no M&E. Em breve, a Fraport Brasil deve renovar a suspensão de voos para o Salgado Filho através de um novo Notam (Notice to Airman – documento reconhecido internacionalmente para divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas).

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.