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Aviação

Gabinete do Reino Unido aprova construção da terceira pista no Heathrow

An aircraft takes off from Heathrow airport in west London September 2, 2014. A plan to build a major new airport to the east of London was rejected by a government-appointed commission on Tuesday, dealing a blow to its high-profile backer, the city's mayor Boris Johnson. The Airports Commission said having dropped the idea of building a costly new airport in the Thames Estuary, nicknamed Boris Island, it would now decide by next year whether to expand Heathrow airport to the west of London or Gatwick to the south. REUTERS/Andrew Winning (BRITAIN - Tags: TRANSPORT BUSINESS POLITICS) - RTR44N4T

A expansão geraria cerca de US$ 93 bilhões em benefícios para a economia até a década de 2050

O corpo de ministros e oficiais da mais alta corte do Governo do Reino Unido, conhecido como gabinete de governo (cabinet), proporcionou um momento histórico para o país: a aprovação da construção da terceira pista de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Londres/Heathrow. Os representantes assinaram o projeto logo após ser aprovado pelo sub-comitê de Economia do Governo, liderado pela Primeira Ministra, Theresa May.

Agora, depende da aprovação do Parlamento Britânico para que as obras comecem já em 2021. Os proprietários do Heathrow, por sua vez, afirmam que o aeroporto já está virtualmente lotado e que a nova pista aumentaria sua capacidade de 85,5 milhões para 130 milhões de passageiros. Além disso, outras 60.000 vagas de emprego seriam criadas. A expansão geraria cerca de US$ 93 bilhões em benefícios para a economia até a década de 2050.

Por mais de 20 anos, a criação de uma nova pista é alvo de críticas e polêmicas. Opositores ao investimento que integram a Aviation Environment Federation afirmaram que a nova pista vai mudar a vida das pessoas para sempre e que o governo está “enterrando” a verdade sobre os efeitos ambientais que a investida trará. Os que são contra ainda afirmaram que a expansão iria aumentar o ruído sonoro na região e acabar com a qualidade do ar.

Por outro lado, os apoiadores afirmaram que a pista vai impulsionar a economia, ao criar mais empregos, enquanto reduz a poluição do ar. Para amenizar a situação, o secretário de Transportes do Reino Unido, Chris Grayling, anunciou uma compensação de US$ 3,48 bilhões para os residentes e medidas para diminuir os ruídos em regiões próximas ao aeroporto.

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