Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Gol compra MAP e aumenta sua participação em Congonhas

MAP

Com a aquisição, Gol amplia sua presença em Congonhas e Manaus.

A Gol anunciou na noite desta terça-feira (8) a compra da MAP Transportes Aéreos, companhia especializada em rotas regionais. O negócio é de cerca de 27,8 milhões, sendo R$ 25 em dinheiro e o restante em ações preferenciais. A transação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A efetivação dessa transação reforçará a presença da Gol em dois aeroportos importantes, Manaus e Congonhas. Em Congonhas, a companha ganha mais 26 slots, pertencentes a MAP e amplia em cerca de 10% os seus horários de pouso e decolagem no aeroporto da capital paulista. Com isso, a Gol observa que poderá atender novos destinos a partir de São Paulo com mercados domésticos historicamente sub-ofertados, à medida em que as restrições resultantes da pandemia são reduzidas ou eliminadas.

“Ao logo do último ano enfatizamos, consistentemente, que a Gol estava bem-posicionada para o crescimento no ciclo pós-pandêmico, decorrente da prudente gestão financeira e do nosso eficiente modelo operacional, que nos diferenciam no mercado”, disse Paulo Kakinoff, presidente da Gol.

“Esta aquisição é um passo importante da nossa estratégia de expansão de malha e capacidade, à medida em que buscamos revitalizar a demanda por viagens aéreas de lazer e a negócios. Assim, a Companhia está investindo ainda mais no mercado de transporte aéreo regional com destaque para a região Amazônica, apoiando o desenvolvimento econômico local e fortalecendo as nossas operações no Aeroporto de Congonhas”, completa.

Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol - (Foto Eric Ribeiro)

Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol – (Foto Eric Ribeiro)

Fundada em 2011, a MAP é a quinta maior empresa aérea brasileira, com uma frota de sete aeronaves ATR com 70 assentos que operam em rotas da região amazônica a partir de Aeroporto de Manaus e nas regiões Sul e Sudeste a partir de Congonhas, onde ganhou espaço após a distribuição dos slots pertencentes à Avianca Brasil, em 2019.

Mesmo com a aquisição, a Gol preserva a estratégia de frota única para atender essas novas rotas de forma sustentável e econômica. A Companhia também possui flexibilidade adicional para avaliar novos tipos de aeronaves ou parcerias que possam atender esses mercados regionais com melhor eficiência de custos, sem qualquer obrigação futura no que se refere à frota atual da MAP.

“Acreditamos que a aquisição da MAP seja, nesse momento, a única oportunidade viável de consolidação racional no mercado de aviação brasileiro. Daqui para frente, continuaremos focados na estratégia de crescimento orgânico, estimulando a demanda para expansão de nossa malha”, completa Kakinoff.

Receba nossas newsletters