Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Gol e Latam entram na briga pelos ativos da Avianca Brasil

Companhia negocia com fornecedores de leasing sobre entrega de aeronaves

Se aprovado pela Avianca Brasil, o acordo será apresentado aos credores da companhia na próxima Assembleia Geral marcada para esta sexta-feira (5)

A Azul não será a única a fazer uma proposta de reestruturação da Avianca Brasil. Latam Brasil e Gol anunciaram nesta quarta-feira (4) que também entrarão no páreo para aquisição dos ativos da companhia. A proposta prevê a separação dos direitos de uso de horários de pouso e decolagem de voos da companhia, além do programa de pontos Amigo, para que possam ser vendidos separadamente a qualquer empresa interessada no processo de leilão.

Se aprovado pela Avianca Brasil, o acordo será apresentado aos credores da companhia na próxima Assembleia Geral marcada para esta sexta-feira, 05 de abril. Pelo plano proposto, serão constituídas sete UPIs (Unidades Produtivas Isoladas), que irão a leilão no processo de recuperação judicial da Avianca Brasil. Seis delas terão os direitos de uso dos horários de pouso e decolagem de voos nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont e Guarulhos, bem como os certificados de operador aéreo. A última Unidade trará os ativos relacionados ao programa de pontos Amigo. Todo o processo passará pela análise e aprovação do CADE.

A Gol já se comprometeu a apresentar um lance mínimo de US$ 70 milhões por pelo menos uma das UPIs Aéreas e de também adquirir da Elliott US$ 5 milhões em financiamentos pós-concursais, na medida em que estes forem concedidos por ela à Avianca Brasil, entre hoje e a próxima sexta-feira. Além disso, a Gol poderá conceder financiamentos adicionais no montante de até US$ 8 milhões no curso das próximas semanas para promover a liquidez da companhia.

Simultaneamente, a Gol concederá um adiantamento para a Elliott no valor de US$ 35 milhões. Este montante será restituído caso a Gol ou outro interessado adquira a respectiva UPI no leilão, ou ainda se outro plano de recuperação judicial que envolva venda de horários de pouso e decolagem for considerado válido e aconteça com sucesso. Em contrapartida, pela concessão do adiantamento, a Elliott pagará para a Gol uma parcela dos recursos efetivamente recuperados no âmbito do Processo de Recuperação Judicial.

“A proposta apresentada potencializa a concorrência pelos ativos da Avianca Brasil e viabiliza nossa participação em leilão para aquisição de UPIs. A nosso ver, esta estrutura traz benefícios para a GOL e para os clientes. A partir da aquisição de UPIs, ofereceremos mais conectividade aérea, já que a malha da GOL é mais ampla e mais completa do que a atualmente operada pela Avianca Brasil, contribuindo para a qualidade do serviço e o desenvolvimento do mercado”, afirma Paulo Kakinoff, presidente da GOL.

Como parte da reestruturação proposta, sujeita ao cumprimento de certas condições, a Latam Airlines Brasil comprometeu-se em fornecer à Avianca Brasil empréstimos no valor de pelo menos US$ 13 milhões para financiar, em parte, o capital de giro e apoiar a continuidade das operações.
A Latam concordou também em apresentar uma oferta no próximo leilão para pelo menos uma Unidade Produtiva Isolada (UPI), juntamente com seus respectivos ativos (incluindo, entre outros, contratos, certificados operacionais, permissões e slots), da proposta de reestruturação da Elliot, no valor mínimo de US$ 70 milhões. Toda e qualquer aprovação governamental e antitruste necessária para a aquisição da UPI deverá ser fornecida previamente ao fechamento de qualquer transação em favor da LATAM Airlines Brasil.
Receba nossas newsletters