Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Gol está autorizada a decolar no Santos Dumont em condições de teto e visibilidade reduzidos

gol Gol está autorizada a decolar no Santos Dumont em condições de teto e visibilidade reduzidos

O RNP-AR DP possibilita decolagens com teto zero, requerendo apenas 800 metros de visibilidade (Divulgação)

A Gol ganhou autorização final da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para realizar procedimentos especiais de decolagem por instrumentos RNP-AR DP no Aeroporto Santos Dumont (RJ), possibilitando assim decolagens em segurança, mesmo em condições meteorológicas restritivas de teto e visibilidade.

Tradicionalmente, as decolagens na localidade podem ocorrer apenas quando as condições meteorológicas apresentam o mínimo de 700 pés de teto (altura das nuvens) e 4000 metros de visibilidade. O RNP-AR DP, por sua vez, possibilita decolagens com teto zero, requerendo apenas 800 metros de visibilidade. Os pilotos que operam no Santos Dumont passam por treinamentos específicos e que, até o final de maio, todos estarão qualificados para o novo procedimento.

“Com a certificação, oferecemos  ainda mais qualidade e previsibilidade no Santos Dumont e, consequentemente, em toda a malha aérea Gol. O novo procedimento evitará atrasos e cancelamentos por motivos meteorológicos, principalmente durante a temporada de inverno carioca, época propícia à ocorrência de nuvens baixas e formação de nevoeiros”, disse André Cruz, COO da Gol.

O processo de certificação foi iniciado em 2023, envolvendo Gol, Anac, Boeing e Alta (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo). Para a obtenção da certificação final, foram necessárias modificações em manuais e procedimentos operacionais, testes e demonstrações em simuladores de voo, treinamentos teóricos e práticos para pilotos, além de um período de validação e análise de dados obtidos em operações reais no aeroporto.

Receba nossas newsletters