Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Gol tem forte crescimento de receita no 3T18; projeção chega a R$ 11,5 bi em 2018

A receita líquida da empresa cresceu 12% em seu sexto mês consecutivo de alta

O lucro operacional (EBIT), por sua vez, foi de R$ 180,5 milhões no trimestre, uma redução de 44,5% em relação ao 3T17 (R$ 325,4 milhões)

A Gol anunciou seus resultados consolidados referentes ao terceiro trimestre e do acumulado do ano de 2018 (de janeiro a setembro). O destaque ficou por conta do forte de crescimento de receita que chegou a R$ 2,9 bilhões no terceiro trimestre de 2018, aumento de 8,3% se comparado com o 3T17. Esta onda otimista fez a Gol projetar uma receita líquida de R$ 11,5 bilhões para o ano de 2018.

O motivo deste aumento de receita tão expressivo para o trimestre, segundo a Gol, é uma combinação de maior demanda com otimização na precificação. Neste período, O RASK líquido foi de 23,22 centavos de real no 3T18, aumento de 4,5% em comparação ao 3T17. O PRASK líquido, por sua vez, aumentou 5,0% em relação ao 3T17, atingindo 21,70 centavos de real. A tarifa média aumentou 4,2%, de R$ 299 para R$ 312.

O lucro operacional (EBIT), por sua vez, foi de R$ 180,5 milhões no trimestre, uma redução de 44,5% em relação ao 3T17 (R$ 325,4 milhões). A margem EBITDA atingiu 12,3% no 3T18, um decréscimo de 5,0 p.p. na comparação trimestral. Já a margem EBITDAR foi de 22,5% no 3T18, inferior em 3,4 p.p. em relação ao 3T17. Para 2018, a projeção da Gol para margem EBIT é da ordem de 11%.

Agora com relação aos indicadores operacionais, a Gol registrou aumento de 2,2% de tráfego (medido em RPK) principalmente devido ao crescimento de 4,5% no número de passageiros transportados. De acordo com a aérea,  “a forte demanda e o foco contínuo em gerenciamento de receitas possibilitou um yield médio por passageiro de 27,44 centavos (R$), um aumento de 6,5% na comparação trimestral, uma taxa de ocupação média de 79,1%, uma redução de 1,1 p.p. comparada ao 3T17, e uma pontualidade de 92,1% no 3T18, de acordo com a Infraero”.

Os custos unitários consolidados, devido ao aumento no preço do combustível, aumentou 11,5% no 3T18. Já em base ex-combustível, o CASK reduziu em 3,4%. A Gol informa que permanece na liderança de custo na América do Sul pelo 17º ano consecutivo. E mesmo com este aumento no preço médio do QAV de 3,7%, a combinação de melhores preços, maior demanda, e resultado operacional de R$ 10,4 milhões com hedge permitiu que a margem EBIT da Gol atingisse 6,2%, o nono trimestre consecutivo com lucro operacional, redução de 6,0 p.p. na comparação trimestral, como vimos acima.

“Esperamos continuar a impulsionar a nossa eficiência operacional e racionalização da oferta. Em agosto, recebemos nossa segunda aeronave 737 MAX 8. O MAX 8 permitirá à Gol servir o grande mercado endereçável de passageiros viajando entre o Centro-oeste/Nordeste brasileiro e o Estado da Florida”, comentou Paulo Kakinoff, presidente da Gol.

A depreciação do Real frente ao dólar foi de 3,8% no 3T18, o que fez a Gol perder R$ 187,3 milhões com variações cambiais e monetárias. A liquidez total, incluindo caixa, aplicações financeiras, caixa restrito e contas a receber, totalizou R$3,0 bilhões, estável em comparação com 30/6/2018 e um aumento de R$ 871,6 milhões ante um ano atrás. A combinação da geração de fluxo de caixa operacional de R$ 460,8 milhões no trimestre e manutenção da liquidez melhorou a flexibilidade financeira da companhia.

 

Receba nossas newsletters