Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Governo amplia economia com compra direta de passagens aéreas

Medida de cadastrar companhias gera economia na aquisição de passagens pelo Governo Federal

Medida de cadastrar companhias gera economia na aquisição de passagens pelo Governo Federal

Os órgãos da Administração Pública Federal podem comprar passagens aéreas diretamente, de mais uma companhia: a Map Linhas Aéreas. A empresa, que realiza voos regionais – prioritariamente no Norte do Brasil – é a quinta habilitada a integrar, a partir desta segunda-feira (28), o modelo de aquisição direta de passagens aéreas nacionais, implantado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

“O governo está mais eficiente. Os bilhetes são adquiridos de forma rápida e transparente, por meio da internet, junto às principais companhias do País”, enfatiza Patricia Costa, secretária adjunta de Gestão do MP.

As demais empresas credenciadas são Avianca, Azul, Gol e Tam. A iniciativa reduz a necessidade do intermédio de agências de viagens e de serviços de terceiros no processo de compras.

Do início da compra direta (agosto de 2014) até o momento, mais de 200 mil trechos aéreos foram emitidos. Levantamento realizado com uma amostra dessas passagens comprovou uma economia de 12% aos cofres públicos. Quando todos os órgãos do Executivo Federal já tiverem aderido ao novo modelo, o potencial de economia anual pode chegar a R$ 31 milhões.

Atualmente, cerca de 440 unidades da Administração Pública Federal realizam compra direta de passagens aéreas. As empresas credenciadas até a entrada da Map são responsáveis pela cobertura de aproximadamente 96% das demandas de passagens aéreas do Executivo Federal.

Além de melhorar a gestão dos gastos públicos, é possível obter, em tempo real e de forma automatizada, todos os preços e horários de passagens para as localidades de destino, possibilitando a aquisição pelos melhores preços e intensificando os mecanismos de controle pelos gestores públicos e pela sociedade.

O projeto de compra direta de passagens aéreas foi premiado como Destaque do Ano no 21º Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip), em agosto de 2015. Também ganhou na categoria “Aprimoramento dos Controles Internos”, no 3º Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU), em dezembro do ano passado.

Receba nossas newsletters