Dois meses depois da Itália iniciar suas negociações exclusivas com o consórcio Certares, que se entende como Air France-KLM e Delta, pela participação majoritária na ITA Airways, o novo governo decidiu encerrar este período de exclusividade. Na época, a Certares estaria oferecendo cerca de 600 milhões de euros por 60% de participação, enquanto a MSC-Lufthansa estava oferecendo 850-900 milhões de euros por 80% de participação.
Como tal, o futuro destino da nova transportadora de bandeira italiana ainda está indefinido, já que as negociações não foram bem sucecidas. Agora, o novo governo da Itália, liderado por Georgia Meloni, deve reiniciar as negociações com outros parceiros, como a própria MSC e Lufthansa. Essas negociações devem ocorrer nas próximas semanas.
Fontes disseram à Bloomberg que a reabertura da licitação entre os dois rivais vem do objetivo do governo de buscar uma forte parceria industrial em vez de buscar um investimento puramente financeiro. Voltar à pauta também a permissão para o governo reter até 49% da companhia aérea. A Lufthansa confirmou que continua interessada em adquirir uma participação significativa na ITA.
Um porta-voz do grupo de companhias aéreas alemãs, que inclui transportadoras austríacas, belgas e suíças, disse ao The Loadstar: “O Grupo Lufthansa continua interessado no mercado italiano. “Estamos monitorando o processo de venda da ITA e continuamos interessados em uma verdadeira privatização da companhia aérea”. O porta-voz da Lufthansa, no entanto, não comentou se iria relançar uma oferta em parceria com a MSC.