Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Governo italiano vai negociar ITA Airways com consórcio de Air France-KLM e Delta

ITA-Airways-Italys-successor-to-Alitalia-unveils-new-blue-look

Itália anunciou que iniciará negociações exclusivas para a privatização da ITA Airways justamente com o consórcio Certares (Divulgação)

As propostas oficiais do Grupo MSC-Grupo Lufthansa e do fundo privado Certares, que se entende como Air France-KLM e Delta Air Lines, pela participação majoritária na ITA Airways, realizadas em maio e julho deste ano, não tinham agradado o governo italiano, que considerou as ofertas insuficientes, convocando os interessados a apresentar melhores condições para a concretização do negócio.

Dois meses depois, a Itália anunciou que iniciará negociações exclusivas para a privatização da ITA Airways justamente com o consórcio Certares. A oferta do grupo, cujos detalhes não foram divulgados, acabou sendo considerada superior à apresentada pela Lufthansa e pela MSC. A Certares estaria oferecendo cerca de 600 milhões de euros por 60% de participação, enquanto a MSC-Lufthansa estava oferecendo 850-900 milhões de euros por 80% de participação.

O governo disse em seu breve comunicado que “na sequência de um procedimento regido pelo Decreto do Primeiro-Ministro de 11 de fevereiro de 2022 e visando a venda do controle da ITA SpA, uma negociação exclusiva será iniciada com o consórcio formado pela Certares Management LLC, Delta Airlines Inc. e Air France-KLM SA, cuja oferta foi considerada mais alinhada com os objetivos” estabelecidos pelo decreto.

A decisão vem após um processo prolongado por vários meses em que os dois licitantes foram instruídos duas vezes a ajustar suas propostas anteriores. As ofertas mais recentes foram abertas para estudo em 23 de agosto. A um mês das eleições, o atual governo quer definir o futuro da sucessora da Alitalia ainda neste mandato. O governo do primeiro-ministro Mario Draghi disse que quer assinar um acordo preliminar com o licitante preferido até 10 de setembro.

Receba nossas newsletters