Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Greve de pilotos e comissários é cancelada após acordo com companhias aéreas

aeronaves aeroporto gol latam frota aeronave inframerica brasilia divulgação

Ambas as partes concordaram com um reajuste imediato de 75% das perdas com inflação dos últimos 12 meses (Divulgação/Inframerica)

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) conseguiu cancelar a greve de pilotos e comissários, que iria começar na próxima segunda (29), com uma proposta feita em mediação realizada entre o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas, que representa pilotos e comissários) e o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias).

A proposta partiu do ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, aceita tanta por profissionais como companhias aéreas. Foram registrados 53,68% de votos favoráveis à proposta e 45,56% de votos contra, além de 0,76% de abstenções. No total, 6.956 tripulantes participaram. O SNA irá repassar o resultado ao TST e ao sindicato patronal.

Ambas as partes concordaram com um reajuste imediato de 75% das perdas com inflação (INPC) dos últimos 12 meses nas parcelas fixa e variável do salário, e 100% da correção da inflação dos últimos 12 meses nas diárias de alimentação nacionais e vale alimentação de pilotos e comissários. Ficou definido ainda que a convenção coletiva de trabalho dos aeronautas será renovada na íntegra.

Pilotos e comissários ligados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) tinham anunciado a greve em todo o país, por tempo indeterminado, na última quarta-feira (24). Em assembleia com presença massiva da categoria, os profissionais deliberaram por aprovar a deflagração de greve contra a intransigência das companhias aéreas nas negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.

Receba nossas newsletters