Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Greve pode prejudicar viagens aéreas nesta sexta, alerta Abesata

Os passageiros com viagem marcada para esta sexta-feira, dia 6 de novembro, podem ter dificuldades de embarcar nos principais aeroportos do país. Uma enorme manifestação está sendo programada pelos sindicatos que representam os aeronautas e os aeroviários para acontecer ao longo de todo o dia, tentando impedir a entrada, inclusive, de funcionários das empresas auxiliares de transporte aéreo nos aeroportos. Com isso, as operações poderão ser serão prejudicadas. O alerta está sendo feito pela Abesata (Associação das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo), entidade que reúne as maiores empresas do setor.

“Estamos muito preocupados com esta movimentação sindical porque temos que garantir o embarque e desembarque neste primeiro fim de semana de férias escolares em todo país”, disse Ricardo Miguel, presidente da Abesata. As chamadas Esatas, as empresas auxiliares de transporte aéreo, são responsáveis pelos serviços de ground handling, incluindo atendimento a passageiros, manuseio de bagagem, limpeza e movimentação de aeronaves no solo, entre outros. São serviços essenciais, previstos em lei, integrantes do Sistema de Aviação Civil e da Infraestrutura Aeronáutica.

A decisão de tornar a ameaça pública tem como objetivo conduzir o problema com transparência e alertar as autoridades no sentido de reduzir ao máximo os impactos para os passageiros e para o tráfego aéreo como um todo.

Há poucas dias os Aeroportos de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio, viveram problemas semelhantes também por manifestações de funcionários. “Em São Paulo, a briga foi por causa da representatividade sindical, decisão que pertence exclusivamente aos Tribunais”, disse o presidente da Abesata. Ricardo Miguel ressalta que as empresas de ground handling associadas à Abesata cumprem a legislação trabalhista integralmente, independente de representação sindical.

Receba nossas newsletters