Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Grupo Latam lucra US$ 258 milhões e transporta mais de 20 milhões de passageiros no 1T24

b787 latam e1707150029473 Grupo Latam lucra US$ 258 milhões e transporta mais de 20 milhões de passageiros no 1T24

Companhia obteve receitas operacionais totais de US$ 3,3 bilhões no primeiro trimestre, alta de 18,4% (Divulgação)

O grupo Latam anunciou seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024, com destaque para o desempenho operacional e financeiro devido a uma forte demanda, eficiência em custos e participação demercado. Com isso, a companhia obteve receitas operacionais totais de US$ 3,3 bilhões no primeiro trimestre, alta de 18,4% em relação ao mesmo período de 2023, embalado por um aumento de 21% nas receitas de passageiros. O lucro líquido no período foi de US$ 258 milhões.

O grupo não apenas registrou uma nova margem EBIT ajustada recorde de 13,9% e geração de EBITDAR ajustado de US$ 796 milhões no período, como também atualizou seu guidance para 2024, com base no forte desempenho do primeiro trimestre e no comportamento positivo da demanda. O grupo projeta um EBITDAR ajustado anual (lucro antes de impostos, tributos, depreciação e amortização e custos) entre US$ 2,75 bilhões e US$ 3,05 bilhões.

“O trabalho sistemático do grupo Latam se traduziu em resultados financeiros e operacionais sólidos e consistentes no primeiro trimestre, impulsionados pelo pico da temporada de férias, com tráfego que já superava os indicadores pré-pandemia

“O trabalho sistemático do grupo Latam se traduziu em resultados financeiros e operacionais sólidos e consistentes no primeiro trimestre, impulsionados pelo pico da temporada de férias, com tráfego que já superava os indicadores pré-pandemia. Esses resultados nos levaram a atualizar para cima o nosso guidance de 2024, o que, no caso do EBITDAR ajustado, se traduz em um aumento de aproximadamente 10% a 22% em relação ao ano anterior”, afirma Ramiro Alfonsín, CFO do grupo Latam Airlines.

LIQUIDEZ – O grupo Latam fechou o trimestre com US$ 2,9 bilhões de liquidez, impulsionado por uma geração de caixa de US$ 137 milhões no período. De acordo com a companhia, números que refletem sua forte estrutura de capital, bem como o foco contínuo do grupo na eficiência de custos, o que lhe permitiu manter o seu CASK ex-passageiros de combustível em US$ 4,3 centavos.

PASSAGEIROS – Em nível operacional, nos primeiros três meses do ano, o grupo Latam transportou 20,2 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 19,4% em relação ao mesmo período de 2023. O volume é explicado pelo aumento de 32,5% de passageiros transportados no segmento internacional, 26% nos mercados domésticos das afiliadas do Chile, Colômbia, Equador e Peru, e 9,1% no mercado doméstico da afiliada no Brasil.

FROTA – No trimestre, a frota do grupo foi reforçada com a incorporação de um Boeing 787-9 e dois Airbus A321Neo. Por sua vez, o grupo foi reconhecido por ter “O melhor entretenimento de bordo da América do Sul” no APEX Awards. Nesse sentido, a LATAM se tornou o primeiro grupo aéreo da América do Sul a adicionar conteúdo Disney+ ao seu serviço de entretenimento de bordo, melhorando a experiência de seus passageiros.

SUSTENTABILIDADE – O programa Avião Solidário continuou a crescer, proporcionando um apoio fundamental para atender a diversas necessidades da região. No Chile e na Colômbia, o foco estava na superação de emergências de incêndio, enquanto no Peru e no Equador o grupo reafirmou o seu compromisso com a saúde. No caso do Brasil, os esforços se concentraram na conservação da biodiversidade, pois o grupo contribuiu ativamente com o transporte de espécies ameaçadas de extinção.

Receba nossas newsletters