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Aviação / Turismo em Dados

Grupo Latam reduz dívida, cresce liquidez e transporta 62 milhões de passageiros em 2022

A companhia deve operar mais de 6 mil voos domésticos em janeiro de 2023, superando em quase 2 mil voos os números de 2022 (Foto: divulgação)

Durante o quarto trimestre, as operações consolidadas do grupo representaram 83,2% dos níveis de 2019 (Divulgaçao/Latam)

O Grupo Latam divulgou seus resultados financeiros e operacionais referentes ao quarto trimestre de 2022, encerrando um ano marcado pela finalização do seu processo de Capítulo 11, um sólido resultado financeiro e uma recuperação operacional próxima dos níveis pré-pandemia.

Em relação ao período antes da pandemia, o grupo conseguiu reduzir a sua dívida bruta em 37,5%, passando de US$ 10,4 bilhões para US$ 6,5 bilhões, aumentando a sua liquidez em 78%, chegando aos US$ 2,3 bilhões, na comparação com o período anterior à recuperação judicial. As receitas totais do grupo chegaram a US$ 2,74 bilhões, alta de 37,5% em relação ao mesmo período de 2021. Além disso, o EBITDAR chegou a US$ 466,8 milhões no trimestre e o lucro líquido atribuível aos proprietários da matriz foi de US$ 2,53 bilhões.

Durante o quarto trimestre, as operações consolidadas do grupo representaram 83,2% dos níveis de 2019. No ano passado, o Grupo Latam transportou cerca de 62 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 22 milhões em relação a 2021, finalizando o ano com 144 destinos em 22 países, em linha com a quantidade de destinos voados até o final de 2019.

Para 2023, o grupo Latam prevê um crescimento anual em suas operações de passageiros e carga de mais de 20% na comparação com 2020. Em 2023, o grupo Latam voará 38 rotas que não operava em 2019, sendo que duas fazem parte da JV com a Delta.

“Os resultados de 2022 mostram um grupo fortalecido e mais competitivo do que antes da pandemia. Durante o ano, tivemos importantes avanços em diferentes âmbitos. A nossa malha aérea foi ampliada por meio da aliança com a Delta e novas rotas foram inauguradas, o negócio de cargas foi fortalecido e melhoramos o serviço aos clientes. Também avançamos na renovação da frota e o grupo assumiu uma posição de liderança em sustentabilidade, o que nos permite ser otimistas com o futuro”, afirma Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam.

O grupo continuou mostrando seu crescimento na região, com afiliadas no Brasil, Chile e Peru incrementando seu market share em seus respectivos mercados domésticos. No caso da afiliada brasileira, o crescimento de market share foi de 34% em 2019 para 37% ao final do ano, enquanto a afiliada peruana passou de 62% para 65% e a afiliada chilena de 58% para 60%. Atualmente, a Latam Airlines Brasil voa para 54 destinos brasileiros, o maior número da sua história no país.

Somente em 2022, começou a voar para 6 novos destinos no Brasil: Presidente Prudente, Cascavel, Caxias do Sul, Juiz de Fora/Zona da Mata, Montes Claros e Sinop. Ao mesmo tempo, voltou a voar diretamente de São Paulo/Guarulhos para Boston e Roma, e abriu as rotas Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Ezeiza, Rio de Janeiro/Galeão-Buenos Aires/Aeroparque, Rio de Janeiro/Galeão – Lima, Florianópolis-Santiago, Curitiba-Santiago, Porto Alegre-Lima e Fortaleza-Miami.

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