Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Iata apresenta as principais características do Iata Travel Pass

turismo covid wtm

Iata Travel Pass é um aplicativo móvel para ajudar os viajantes a gerenciar suas viagens com facilidade e segurança

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) apresentou as principais características do Iata Travel Pass, aplicativo móvel para ajudar os viajantes a gerenciar suas viagens com facilidade e segurança, seguindo as exigências dos governos para testes da Covid-19 ou informações sobre vacinas.

“O teste é a solução imediata para reabrir as fronteiras e restabelecer com segurança a conexão entre as pessoas. E, por fim, isso provavelmente fará a transição para os requisitos de vacinação. Nos dois casos, é essencial ter um sistema seguro para gerenciar as informações sobre o teste ou vacina da Covid-19. O Iata Travel Pass é uma solução em que viajantes e governos podem confiar. E está sendo construído considerando a segurança de dados, conveniência e verificação de informações como principais prioridades”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da Iata.

A Iata destacou essas prioridades com três características fundamentais da solução:

1. Os viajantes controlam suas informações pessoais, garantindo alto nível de segurança e privacidade de dados.

O Iata Travel Pass armazena dados criptografados, incluindo resultados de testes e vacinação, no dispositivo móvel do viajante. O viajante controla quais informações deseja compartilhar com companhias aéreas e autoridades usando seu telefone. Nenhum banco de dados ou repositório de dados central armazenará essas informações. Ao manter os viajantes 100% no controle de suas informações, são garantidos os mais altos padrões de privacidade de dados. O Iata Travel Pass também usa os mais altos padrões de leis de proteção de dados, incluindo o GDPR (General Data Protection Regulation) da União Europeia.

Tecnicamente, o aplicativo está sendo desenvolvido de acordo com os princípios da identidade digital descentralizada (SSI – Self-Sovereign Identity*). O Iata Travel Pass deve ser lançado no início do primeiro trimestre de 2021 para dispositivos Android e iPhone. O aplicativo usará o recurso Secure Enclave nos aparelhos iPhone e uma tecnologia de criptografia de segurança semelhante nos dispositivos Android.

2. Padrões globais reconhecidos por governos para garantir a verificação de identidade e informações de teste/vacina

a. Verificação de identidade: O passaporte eletrônico emitido pelo governo é usado para verificar a identidade do usuário. Ele também serve para criar uma representação digital do passaporte do usuário e assim permitir que as informações sejam enviadas eletronicamente com segurança, de forma vinculada à sua identidade verificada, tudo com base nos padrões globais desenvolvidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que combinam os dados biométricos do passaporte e uma selfie tirada pelo usuário, criando uma credencial de viagem digital Tipo 1 (identificação digital verificada**) de acordo com os padrões da OACI.

b. Verificação de resultados de teste ou informações da vacina: Atualmente, a principal vacina exigida para a entrada em alguns países é contra a febre amarela. De acordo com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), essas exigências são gerenciadas com o “cartão amarelo” ou Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está desenvolvendo padrões digitais para aumentar a segurança e reduzir drasticamente as fraudes que envolvem esses certificados de vacina. Quando estiver pronto, o Iata Travel Pass poderá atender a esses novos padrões globais.

Enquanto a vacina contra a Covid-19 não está amplamente disponível para o público em geral, a prioridade é o teste. Os laboratórios seguem padrões de segurança bem estabelecidos para gerenciar e verificar os resultados dos testes. A Iata está fazendo parcerias com laboratórios selecionados e consolidados para vincular com segurança seus resultados de teste com a identidade verificada do portador do Iata Travel Pass.

3. Maior conveniência e biossegurança com a integração a processos de viagens sem contato

As recomendações para biossegurança do grupo de estudo CART da OACI incluem o uso de processos de viagem sem contato para reduzir o risco de transmissão de vírus quando os documentos precisam ser verificados no processo de viagem.

O setor tem desenvolvido há vários anos processos de viagens sem contato como parte do programa de transformação One ID. O módulo de gerenciamento de identidade digital Iata Travel Pass utiliza os princípios bem desenvolvidos de One ID (que são, por sua vez, baseados nos padrões OACI). Para o passageiro, isso quer dizer que o Iata Travel Pass também permitirá processos convenientes de viagem sem contato, do check-in ao embarque. Com isso, mesmo que a necessidade de verificar informações sobre a Covid-19 eventualmente desapareça quando superarmos a pandemia, o Iata Travel Pass permanecerá como um passo ousado na implementação de viagens sem contato.

A pesquisa da Iata em meio à crise da Covid-19, publicada em setembro de 2020, mostra que os processos sem contato serão populares entre os viajantes:

  • 70% dos passageiros estavam preocupados com a contaminação ao entregar seu passaporte, telefone ou cartão de embarque aos agentes da companhia aérea, pessoal de segurança ou funcionários do governo no aeroporto;
  • 85% dos viajantes disseram que se sentiriam mais seguros com os processos sem contato em todo o aeroporto;
  • 44% dos viajantes disseram que desejam compartilhar dados pessoais para permitir o processo sem contato, um aumento significativo em relação aos 30% registrados em junho.
Receba nossas newsletters