Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Iata divulga resultado da pesquisa de confiança da indústria aérea

Segundo pesquisa de abril da Iata com diretores financeiros (CFOs) e chefes de áreas de carga, a confiança da indústria aérea teve uma leve melhora. Os entrevistados relataram fraqueza nos lucros do primeiro trimestre, mas em menor grau do que no quarto trimestre de 2011, e a perspectiva para os próximos 12 meses também já está menos pessimista.

De acordo com a pesquisa, houve melhora no tráfego de passageiros no último trimestre, com expectativa de crescimento para o próximo ano. As perspectivas para a área de carga também são mais otimistas, compatíveis com indicadores positivos de confiança empresarial e de comércio nos últimos meses.

Os custos de entrada se mantiveram altos no primeiro trimestre e 64% dos entrevistados indicaram que sofreram pressão por custos maiores – a expectativa é de aumento nos próximos 12 meses. Já a expectativa de rendimento no mercado de passageiros tem se fortalecido, com a perspectiva para os próximos 12 meses melhorando após registro de fraquezas nos últimos três meses.

A redução na pressão é esperada para facilitar o lucro na área de cargas para os próximos 12 meses, após fraqueza significativa no primeiro trimestre. Os níveis de emprego ainda estão baixos, mas não tão baixos quanto no quarto trimestre de 2011, e a perspectiva para o próximo ano sinaliza pequena melhora nos níveis de emprego.

As expectativas de lucro e tráfego para os próximos 12 meses melhoraram em comparação ao trimestre anterior, mas confiança ainda está baixa e perto de níveis registrados em períodos de diminuição de lucro e crescimento lento de tráfego.

Mais informações: www.iata.org

Larissa D`Almeida

Receba nossas newsletters