Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Iran Air e Boeing confirmam encomenda histórica que envolve 80 aeronaves

B737 MAX FAMILY

Família B737 MAX fará parte da frota da Iran AIr

c  A Iran Air confirmou durante este fim de semana a encomenda histórica envolvendo 80 aeronaves da fabricante norte-americana Boeing. Como divulgado pelo M&E em junho, a Iran Air e a Boeing assinaram um Acordo de Memorandum (MOA, em inglês) para uma aquisição de uma nova frota de aeronaves, embora sem ter revelado maiores detalhes na época. Neste dia 11 de dezembro, tudo está devidamente decidido. Serão 50 B737 MAX 8s, 15 B777-300ERs e 15 B777-9S que, juntos, somam cerca de US$ 16,6 bilhões a preços de tabela.

Pela encomenda realizada, dá para perceber que a Iran Air quer uma nova frota completa de aeronaves, desde equipamentos single-aisle, para voos de cura distância, até jatos widebodies, para as operações internacionais. O M&E também já divulgou a idade média da frota de aeronaves da companhia aérea iraniana, o que mostra a extrema necessidade de atualizar a frota por completo. O acordo fechado vai ser responsável por criar e manter dezenas de milhares de postos de trabalho nos Estados Unidos diretamente associados à produção e entrega dos B777-300ERs, que devem começar a chegar às mãos da Iran Air em 2018.

A encomenda leva os números da Boeing em dezembro para um recorde. Se comparado com o mês de novembro, por exemplo, quando a fabricante norte-americana só recebeu encomenda para 13 novas aeronaves comerciais, em valores que chegam a US$ 1,7 bilhão em preços de tabela, dezembro será um mês especial. As ordens líquidas realizadas até o dia 30 de novembro eram de 466 aeronaves e este número acaba de pular para 546 aeronaves. E isto só foi possível de acontecer por conta do alívio nas tensões entre os países, após um obscuro processo de negociação sobre os desenvolvimentos nucleares e suas consequências.

Receba nossas newsletters