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Aviação

KLM vai ter voos para 162 destinos no inverno europeu; quatro são novos

KLM

Mombasa (Quênia), Cancún (México), Port of Spain (Trinidad y Tobago) e Bridgetown (Barbados) são os novos destinos da KLM

A KLM pretende operar voos diretos de Amsterdã para 162 destinos – 72 intercontinentais e 90 europeus, durante o inverno europeu. A companhia tem retomado serviços para praticamente toda a sua malha aérea pré-Covid, tanto é que os voos intercontinentais estarão operando com cerca de 75% da capacidade no período em comparação ao mesmo período de 2019. Atualmente, no Brasil, a KLM possui 12 voos semanais: sete partindo de Guarulhos e cinco do Rio de Janeiro.

Destaque para a introdução de quatro destinos completamente novos: Mombasa (Quênia), Cancún (México), Port of Spain (Trinidad y Tobago) e Bridgetown (Barbados). O primeiro voo para Cancún decolará em 2 de novembro, com cinco ligações semanais durante a temporada de festas de fim de ano. Isso levará o total de voos semanais da KLM no México a 12. O primeiro voo (combinado) para Port of Spain e Bridgetown decolou em 16 de outubro e eventualmente será operado três vezes na semana. Os voos para Mombasa devem começar no início de dezembro.

“Depois de mais de 18 meses, cada vez mais fronteiras estão reabrindo, e nós estamos no caminho da recuperação. A KLM está encantada pelo fato de poder oferecer novamente aos passageiros tantos destinos. Estamos ansiosos para fazer o que fazemos de melhor: aproximar pessoas”, destacou Pieter Elbers, CEO da KLM.

Mais novidades

A KLM vai expandir a capacidade para diversos destinos nos EUA. O número de voos para Atlanta, por exemplo, quase dobrará, para 12 semanais, enquanto Nova York (JKF) terá 11 ligações por semana neste inverno europeu. A KLM também operará em Las Vegas e Miami neste período, em ambas as cidades com três voos por semana. Os serviços para Mineápolis, que foram retomados no verão europeu, seguirão em vigor agora com três voos semanais.

A aérea também expandirá sua capacidade naquela região e dobrará o número de voos com destino a Curaçao para 14 semanais. A companhia também ampliará a capacidade diária na rota para Aruba e Bonaire ao operar com o B777-300ER. Para acompanhar a demanda das festas de fim de ano, a KLM está planejando três voos semanais extras para estas ilhas, elevando para dez o número total de ligações semanais para Aruba e Bonaire até o fim do ano.

A malha aérea da KLM também mostra sinais de recuperação na América Central e do Sul, com quatro voos semanais para San José e Liberia, na Costa Rica (eram dois no último inverno europeu) e um serviço diário para a Cidade do Panamá. A capacidade na rota para Paramaribo também aumentará consideravelmente neste inverno europeu, com quatro voos semanais (comparado a um no último inverno europeu devido a severas restrições de viagem). O voo mais longo da KLM, a ligação direta entre Amsterdã e Santiago, continuará neste inverno com três voos semanais.

A malha aérea da KLM na Ásia ainda está sendo impactada por restrições de viagem. Como resultado, a demanda para aquele continente está menor do que para outras regiões. A demanda para o transporte de carga de e para a Ásia, no entanto, segue elevada, permitindo à KLM continuar servindo muitos de seus destinos durante o inverno europeu.

Europa

Na Europa, a KLM está acompanhando o forte aumento na demanda para viagens de lazer e de negócios. Novos destinos como Zagreb e Poznan provaram-se populares após sua introdução na malha aérea no verão europeu, e a KLM planeja continuar operando estes serviços no inverno europeu. Com estas adições, o número de destinos servidos pela KLM na Europa ficará acima do registrado em 2019.

Em muitos casos, o número de voos para destinos europeus ainda está ligeiramente abaixo do nível pré-Covid. A KLM está operando cerca de 84% da capacidade de sua malha aérea no continente. Mesmo assim, a aérea está cada vez mais servindo às maiores cidades europeias, incluindo Berlim, Londres, Munique e Paris ao menos cinco vezes por dia. Isso faz da malha aérea de inverno europeu da KLM, com mais voos que no verão europeu, atrativa para o crescente número de viajantes a negócios. Ao incrementar o número de voos na Europa, a KLM mais uma vez poderá conectar diversas localidades do continente por meio de Amsterdã Schiphol, impulsionando o status de hub global do aeroporto.

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