
A Latam Brasil ampliou sua frota em 5% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento foi impulsionado pela chegada de quatro aeronaves novas da família Airbus A320neo, vindas diretamente das fábricas da Airbus em Toulouse (França), Hamburgo (Alemanha) e Alabama (EUA). Até o fim do ano, estão previstas mais duas entregas, ambas do modelo A321neo.
Com a incorporação dos novos aviões, a operação brasileira da companhia passou a contar com 158 aeronaves, com idade média de 10,8 anos. Segundo a Latam, os novos equipamentos já adicionaram 2 milhões de assentos à malha aérea no país, e contribuem para a meta de crescimento entre 7% e 9% na oferta de assentos em voos domésticos ao longo de 2025.
“No início deste ano, recebemos quase uma aeronave nova por mês – todas já em operação. Isso mostra que, mesmo diante da escassez global de aviões e peças, conseguimos ampliar nossa frota de forma eficiente para sustentar a expansão da nossa malha aérea”, afirmou Mauro Jun Nishime, diretor de Qualidade de Manutenção da Latam Brasil.
As aeronaves A320neo são conhecidas pela eficiência: consomem até 20% menos combustível e emitem até 50% menos ruído em comparação com modelos anteriores. Já o A321neo, com capacidade para 224 passageiros, conta com cabine Airspace, que inclui iluminação adaptável, compartimentos superiores ampliados, banheiros acessíveis e tecnologias antimicrobianas e touchless.