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Aviação

Latam conclui processo de rebranding em 100% da frota no Brasil

latam Johnson Barros_Inframerica

Em 2016, a Latam estreou a sua nova marca nova marca global nos seus aviões, uniformes e aeroportos (Johnson Barros/Inframerica)

A Latam acaba de concluir o projeto de rebranding de toda sua frota brasileira – composta por 109 aeronaves dos modelos Airbus A319, A320 e A321 – com a pintura da marca e identidade definidas pelo grupo após fusão entre Lan e Tam em 2012. A nova marca foi apresentada mundialmente em 2015, para reunir todas as afiliadas de passageiros e de carga que integram o Grupo Latam. Em 2016, a Latam estreou a sua nova marca nova marca global nos seus aviões, uniformes e aeroportos.

“A pintura dos aviões foi mais um dos projetos da Latam que tivemos que repensar e buscar ter o melhor aproveitamento diante do cenário da pandemia. Assim como muitos que estavam em andamento, tivemos que interromper e depois retomar, quando vimos que as coisas estavam melhorando e havia uma oportunidade única ao ter vários aviões fora de operação. Agora, poder ver esse projeto tão significativo concluído, ainda mais no cenário de retomada, sem dúvidas, é uma grande conquista para nós!”, afirma Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da Latam Brasil.

Processo de pintura

Foi em 2016 que a companhia deu início ao projeto de pintura da marca Latam em todas as suas aeronaves. Em busca de otimizar os custos e manter a qualidade, a Latam optou pela pintura parcial das aeronaves em outubro de 2020. Para isso, foi utilizada uma técnica que consiste em aplicar a nova imagem e as cores principais.

Dividido em quatro etapas, o projeto da pintura parcial tem início com a aplicação de removedor de tinta somente na cauda da aeronave para retirar a antiga logo. Na segunda fase, uma lixadeira entra em cena para retirar as cores da fuselagem e da asa. Então, na terceira etapa, a pintura da nova marca é desenhada no avião e, na última fase, ocorre a aplicação verniz para garantir brilho, durabilidade e evitar atrito do ar.

Todo o processo de pintura parcial adotado pela equipe do Latam MRO, em São Carlos, permite economia de 47% no uso de tinta e de tempo na execução do projeto, quando comparado à pintura total. Com o andamento do projeto, a companhia também aproveitou para incluir pela primeira vez a pintura da marca Latam na barriga das aeronaves.

Para tornar o projeto possível, profissionais de diversas áreas do Latam MRO, incluindo técnicos de manutenção e de pintura, ficaram cinco dias dedicados à atualização de cada aeronave. Foram, ao todo, 1.240 horas de cada profissional dedicadas à pintura total e 560 horas de cada profissional dedicadas à pintura parcial. Cerca de 500 litros de tinta e 120 litros de verniz foram usados para todo o projeto.

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