Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Latam dá início ao transporte de vacinas da Covid-19

Apenas em 2019, dezenove rotas foram abertas pela companhia

A companhia tem a capacidade de levar até 800 mil doses da vacina

A pedido do Ministério da Saúde, A Latam inicia nesta segunda-feira (18), por meio da VTCLOG e com o apoio da Abear, o transporte doméstico gratuito de 513 caixas – que equivalem a 15 toneladas de vacinas contra a Covid-19. Com o aval da Anvisa para o início da vacinação na população brasileira, a companhia se prepara para seguir o Plano de Imunização do Governo Nacional.

A companhia tem a capacidade de levar até 800 mil doses da vacina, considerando que este número pode variar de acordo com o tipo da vacina a ser transportada. Para que seja possível realizar todo o trâmite de emissão e aceitação deste tipo de transporte, é necessário, no mínimo, 5 horas de antecedência para preparação do voo, principalmente se a embalagem conter gelo seco para manter as vacinas em temperaturas mais baixas.

Desde agosto, uma equipe com mais de 20 funcionários da Latam Cargo tem planejado e adiantado os cenários para o transporte, levando em consideração o País e o destino, a infraestrutura dos aeroportos e a logística necessária para a preparação do transporte das vacinas. Atualmente, a Latam Cargo conta com 30 pontos de recebimento de insumos médicos em todo o mundo, incluindo Europa, Estados Unidos e Chile.

Além disso, a Latam Cargo, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Governo do Estado, irá transportar ventiladores pulmonares Inspire, desenvolvidos pela Escola Politécnica da USP, para cinco hospitais da capital amazonense. A previsão é de que todos os ventiladores pulmonares cheguem a Manaus até a próxima terça-feira (19).

Receba nossas newsletters