Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Latam transporta 67,1 milhões de passageiros em 2017; Brasil tem queda

Latam Brasil transportou 2,1 milhões de passageiros em rotas domésticas no mês de abril

Com relação somente ao mercado doméstico brasileiro, os números não são tão animadores

O Grupo Latam Airlines veio a público informar seus resultados preliminares de tráfego para o mês de dezembro e para o acumulado do ano de 2017. Primeiramente, vamos aos resultados referentes aos 12 meses de 2017: a demanda de passageiros teve aumento de 1,8% se comparado ao mesmo período de 2016, enquanto a oferta também cresceu (1,1%). O destaque, neste caso, vai para as viagens internacionais, que realmente levantaram os números da Latam: crescimento de 4,7% em demanda e 3,8% em oferta.

No geral, a taxa de ocupação média da Latam alcançou os saudáveis 84,8%, aumento de 0,6 pontos percentuais se comparado ao mesmo período do ano passado. O número de passageiros transportados também teve aumento: passou de 66,9 milhões para 67,1 milhões, aumento de 0,3% na comparação ano a ano. O destaque, uma vez mais, vai para o internacional: aumento de 0,7 p.p na taxa de ocupação para o exterior: de 86,2% para 86,9%.

BRASIL É O PONTO NEGATIVO

Com relação somente ao mercado doméstico brasileiro, os números não são tão animadores. O momento do país no ano passado realmente não ajudou, embora tenha havido uma recuperação a partir do segundo semestre do ano. Por aqui, a Latam ainda lamenta os resultados negativos que, por incrível que pareça, não conseguiram derrubar os números gerais de todas as irmãs sulamericanas.

No entanto, a empresa registrou queda de 3,2% na demanda de passageiros, enquanto a oferta seguiu o mesmo caminho e caiu 3,6%. Houve queda também no número de passageiros transportados (-2,4%): passou de 29,02 milhões para 28,3 milhões de janeiro a dezembro de 2017.

DEZEMBRO

No último mês do ano, a demanda de passageiros aumentou 1,4%, enquanto a oferta teve um incremento de 0,9%. Como resultado, a taxa de ocupação para o mês aumentou 0,4 pontos percentuais, alcançando 84,0%. O tráfego internacional de passageiros representou, aproximadamente, 56% do tráfego total de passageiros no mês.

Receba nossas newsletters