Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Grupo Latam vê tráfego e capacidade despencarem mais de 12% no Brasil

Resultados preliminares referentes ao mês de abril de 2016 são considerados preocupantes

LATAM_GRU Airport_São Paulo_by Marcio Jumpei _ LATAM 26

Brasil derrubou números do Grupo Latam na América Latina (Foto: Marcio Jumpei/Latam)

O Grupo Latam Airlines divulgou números bastante preocupantes com relação ao mercado brasileiro. As estatísticas preliminares de tráfego para abril de 2016, incluindo o comparativo com o mesmo mês de 2015, traduzem o grau de preocupação que as companhias nacionais precisam ter para com o mercado nacional.

No geral, o tráfego de passageiros (RPKs) em toda a malha aérea do Grupo Latam cresceu 2,0%, enquanto a capacidade (ASKs) aumentou 0,6%. Como resultado, a taxa de ocupação para o mês aumentou 1,1 ponto percentual, alcançando 82,7%.

Agora, em relação as operações do Grupo Latam somente em solo brasileiro, um decréscimo preocupante de 12,3% para o tráfego durante o mês de abril, enquanto a capacidade recuou 12,7%. A taxa de ocupação média, por sua vez, teve um aumento de 0,3 pontos percentuais, muito por conta da equação tráfego/capacidade, e se manteve em 82%. O número de passageiros transportados para o mês no Brasil também sofreu: queda de 12,5% para abril, o que acabou derrubando o transporte do Grupo Latam por toda sua malha aérea: -3,4%.

No acumulado até abril, ou seja, durante os quatro primeiros meses do ano, o tráfego doméstico brasileiro sofreu uma queda de 9,7%, enquanto a capacidade seguiu os resultados negativos e fechou em 9,4% de decréscimo. Juntos, também derrubaram o número de passageiros transportados: queda de 10,4% no acumulado. A taxa de ocupação para o período ficou em 82,4%, queda de 0,3 p.p em relação aos quatro primeiros meses de 2015.

Receba nossas newsletters