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Aviação

Mais de 1,2 mil A320neos serão inspecionados após problema em motores da Pratt & Whitney

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A empresa disse que espera que cerca de 200 de seus motores PW1100 precisem ser retirados e inspecionados até meados de setembro, e outros mil motores precisarão de inspeções nos próximos nove a 12 meses (Divulgação)

Um grande número de jatos comerciais de passageiros da Airbus precisará ter seus motores removidos e inspecionados nos próximos meses, depois que a fabricante de motores Pratt & Whitney descobriu um problema com pó de metal usado em algumas peças. A empresa disse que espera que cerca de 200 de seus motores PW1100 precisem ser retirados e inspecionados até meados de setembro, e outros mil motores precisarão de inspeções nos próximos nove a 12 meses.

O motor envolvido é usado com mais frequência para alimentar o Airbus A320neo, um jato de médio porte popular para voos de curta e média distância. O problema do motor também afetaria os A321neos. “A Pratt & Whitney determinou que uma condição rara no metal em pó usado para fabricar certas peças do motor exigirá inspeção acelerada da frota”, disse a RTX Corp, administradora do fabricante, em um comunicado à imprensa.

Em uma conferência com analistas, o COO Christopher Calio disse que uma “condição rara” do metal em pó usado em algumas peças de motor fabricadas entre o final de 2015 e meados de 2021 pode reduzir a vida útil dessas peças. Pratt planejou agendar “inspeções aprimoradas” durante as paradas normais de manutenção. Com base em descobertas recentes, a empresa Pratt decidiu que as inspeções – focadas em discos de turbina de alta pressão – precisam ser aceleradas.

Calio disse que a Pratt & Whitney está desenvolvendo planos para realizar as inspeções o mais rápido possível. Ele acrescentou que a produção atual não é afetada pelo problema e a empresa continuará produzindo novos motores e peças de reposição.

Azul não terá problemas

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A320neo da Azul (Luís Neves)

Procurada pelo M&E, a Azul afirmou que não terá qualquer problema com relação aos motores P&G, porque utiliza motores da CFM em seus A320s.“A Azul informa que os problemas relatados pela fabricante não afetam os motores de quaisquer aeronaves da companhia. Nossa frota da família Airbus A320neo é equipada com os motores LEAP-1A, produzidos pela fabricante CFM. A Azul conta com motores GTF produzidos pela Pratt & Whitney, do modelo PW1900G, que equipa as aeronaves Embraer E2, mas que não estão na relação anunciada pela fabricante. Sendo assim, a Azul reforça que os motores de sua operação não apresentam a necessidade de qualquer inspeção ou remoção extraordinária”.

Latam tem apenas uma aeronave envolvida

Latam divulgação Mais de 1,2 mil A320neos serão inspecionados após problema em motores da Pratt & Whitney

Latam já está em contato com a fabricante Pratt & Whitney (Divulgação)

Já a Latam, em nota enviada ao M&E, só identificou uma aeronave da frota com os motores P&W que necessitam de revisão. “A Latam informa que foi notificada pela Pratt & Whitney na última terça-feira (25/7) sobre a necessidade de inspeção em dois lotes de motores PW1100. Entre os equipamentos afetados do primeiro lote, a companhia possui apenas um motor de uma aeronave A320neo, que já está em processo de remoção para passar pela inspeção necessária. Já referente ao segundo lote, a Latam aguarda divulgação pela Pratt & Whitney sobre os números de série afetados. Toda e qualquer ação tomada pela Latam acontece em total coordenação com a fabricante e em cumprimento com as diretrizes da FAA, autoridade americana e certificadora deste modelo do motor”, informou.

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