Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Turismo em Dados

MG reduz ICMS e Azul anuncia voos de BH para Curaçao, Fort Lauderdale e Orlando

AZUL A330-200 HQ

Azul voará de Belo Horizonte para Curaçao, uma rota inédita no Brasil (Divulgação)

O Governo do Estado de Minas Gerais anunciou, na manhã desta quinta-feira (26), um decreto que reduz o ICMS sobre combustível da aviação (QAV), dos atuais 4~11% para até 0%, o que irá depender de diversos fatores, como cidades atendidas e volume de frequências nacionais e internacionais. O decreto firmado pelo governador Romeu Zema cria uma verdadeira política de atração de voos para o Aeroporto de Belo Horizonte/Confins, o que já começou a dar resultado.

Isto porque, a Azul anunciou voos diretos de Belo Horizonte para Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, e para Curaçao, no Caribe. Ainda sem data definida, os voos devem começar já em junho deste ano, para aproveitar as férias de julho. A novidade faz com que Minas Gerais se torne o primeiro estado do Brasil a ter voos diretos para a ilha caribenha. Além disso, a Azul também anunciou voos regionais para Araxá, Divinopolis e São João del-Rei.

curaçao divulgação ctb

De acordo com André Rojer, gerente regional de Curaçao para o mercado sul-americano, o novo voo pode fazer com que o número de brasileiros no destino cresca até 20% (Divulgação/CTB)

De acordo com André Rojer, gerente regional de Curaçao para o mercado sul-americano, o novo voo pode fazer com que o número de brasileiros no destino cresca até 20%, dos atuais 12 mil que visitaram o destino em 2022, como informado pelo portal O Tempo. Já Fábio Campos, diretor de Relações Internacionais da Azul, destacou a alta de 25% na conectividade de Minas Gerais. Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, também celebrou a redução do QAV.

De acordo com o decreto de Romeu Zema, as empresas só terão acesso ao benefício direto do ICMS menor caso tenham, no mínimo, 80 decolagens diárias de Confins para o Brasil e operar pelo menos três destinos internacionais até o fim do ano, sendo duas aeronaves widebodies e uma de corredor simples, bem como outras regras, que incidem, por exemplo, sobre a obrigação de ter pelo menos 14 ligações regulares interestaduais.

[1] Azul anuncia expansão histórica em Minas Gerais com novos voos internacionais e regionais

Fábio Campos, da Azul (Divulgação)

“A maior disponibilidade de voos e de rotas conectados a partir de Minas Gerais contribui para acelerar novos negócios no estado. Além disso, é fundamental para potencializar o turismo, ao facilitar o acesso de visitantes nacionais e internacionais às cidades mineiras. No último ano, Minas foi o segundo destino mais procurado por turistas no Brasil e a facilidade de voos para o estado irá colaborar para manter o crescimento do setor”, disse Zema.

Com as três novas adições, a Azul passará a operar em 14 cidades de Minas Gerais, que hoje já opera regularmente em Belo Horizonte, Uberaba, Juiz de Fora — Zona da Mata, Ipatinga, Montes Claros, Uberlândia, Governador Valadares, Patos de Minas, Varginha, Paracatu e Téofilo Otoni. Somente no BH Airport, a companhia conta com 95 voos diários em média para quase 50 destinos no Brasil e no Exterior.

“Com uma frota diversa como a da Azul, conseguimos atender importantes mercados e levar a eles um produto reconhecido pela sua excelência e qualidade. Fort Lauderdale e Orlando já são destinos consolidados na malha da Azul em voos que partem de outros aeroportos, como Viracopos (SP), Belém, Manaus e Recife. Acreditamos no potencial do mercado mineiro e, apostamos também, no sucesso do voo para Curaçao, uma novidade na malha da Azul”, finalizou Fábio Campos.

Receba nossas newsletters