Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Brasil / Política

Ministério da Infraestrutura brigará pelo fim do monopólio do QAV no Brasil

BRASÍLIA – O secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que participa do Fórum ALTA Airline Leaders 2019, acaba de afirmar que a prioridade para 2020 será a busca pelo fim do monopólio do Queronese da Aviação (QAV) por parte da Petrobrás, que estipula os preços e faz com que os resultados operacionais das aéreas brasileiras sejam comprometidas por até 35% de gastos apenas com combustível.

Marcelo Sampaio, secretário do Ministério da Infraestrutura, e Eduardo Sanovicz, presidente da Abear

Marcelo Sampaio, secretário do Ministério da Infraestrutura, e Eduardo Sanovicz, presidente da Abear (Eric Ribeiro/M&E)

“A redução do preço do QAV ainda é um desafio no Brasil, mas dou destaque para agendas que tivemos em São Paulo e em outros estados, pelo engajamento do governo federal na busca pela redução do ICMS. O desafio grande do QAV ainda é o monópolio da Petrobrás. Nosso esforço agora será quebrar este monopólio e trazer concorrentes à distribuição do QAV no Brasil. No Conselho Nacional de Política Energética, colocamos esta questão do monopólio do QAV no Brasil, porque somente nós sabemos o quanto custa voar no Brasil”, afirmou Marcelo Sampaio, logo após saber que o Brasil perdeu US$ 5 para cada passageiro transportado em 2018.

Outro ponto destacado pelo secretário do Ministério da Infraestrutura é o PIS/Cofins, que ainda está incluido no preço final do QAV, e que deve ser extinto em 2020, e os avanços que abrem caminho para mais medidas serem tomadas dentro da indústria. “Além da questão da franquia das bagagens, a MP do 100% do capital estrangeiro nas aéreas, criando potencial de novas rotas e voos, e acordos de serviços aéreos assinados, que trouxe um esforço grande em abrir o mercado mais rápido possível, são conquistas recentes do País”, finalizou Sampaio.

O M&E é media partner do Fórum ALTA Airline Leaders 2019 e viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e do Nobile Monumental Brasília

Receba nossas newsletters