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Aviação

Open Skies abre caminho para Azul e Latam fecharem acordos internacionais

Aircraft Airport

Open Skies será sancionado pelo presidente Michel Temer

A aprovação do Acordo de Céus Abertos entre EUA e Brasil pelo Senado Federal, na última semana, foi celebrada por Latam Airlines e Azul Linhas Aéreas. Ambas têm grande interesse em ver a sanção presidencial dada por Michel Temer para que o Open Skies seja devidamente regulamentado por aqui. De acordo com o próprio CRO (diretor de Receitas) da Azul, Abhi Shah, a ideia é fechar um acordo de Joint Venture com a United Airlines.

Ele afirmou que já tinha tido conversado com a norte-americana sobre o JV, mas agora, com a aprovação, ambas farão um acordo comercial que precisará até ser submetido ao Departamento de Transporte dos EUA (DOT).

“Ao olhar para o mercado EUA-Brasil, a Azul tem cerca de 4 a 5 voos diários realizados por widebodies para os EUA. A United também tem cerca de cinco widebodies para o Brasil. A boa notícia sobre esta parceria é que não iremos nos sobrepor. Muita sinergia e diversas maneiras de trabalharmos. Nossas malhas aéreas são muito complementares”, disse Abhi Shah. No momento, Azul e United dominam juntas 25,67% dos assentos entre Brasil e EUA.

Para o Grupo Latam, o Open Skies também deve ser comemorado pelo fato do acordo ser um pré-requisito para a DOT aprovar o Joint Business entre seus conglomerados de toda a América do Sul e American Airlines, algo que foi anunciado em janeiro de 2016 e aprovado pelo CADE em outubro de 2017. Uma vez aprovado, o JBA pode trazer mais benefícios aos passageiros, como uma maior malha aérea, acesso a mais destinos e melhorias em conectividade.

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