Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Plano de reestruturação da TAP prevê ajuda estatal de € 970 milhões em 2021

Demissões e redução da frota  estão no plano.

Demissões e redução da frota estão no plano.

O Governo de Portugal entregou à Comissão Europeia o plano de reestruturação da TAP, que prevê um auxílio estatal de 970 milhões de euros em 2021. A informação foi confirmada pela Lusa, agência oficial do governo.

Um comunicado conjunto dos ministérios das Infraestruturas e da Habitação e das Finanças afirma que o plano apresentado resultará em uma “transformação significativa da operação” da companhia, com o objetivo de garantir a sustentabilidade a médio prazo.

O plano de reestruturação foi uma das condições da Comissão Europeia ara aprovar um resgate financeiro de 1,2 bilhão de euros à TAP em junho. A CE entendeu que a companhia já estava em uma situação financeira delicada antes mesmo da pandemia, o que não a habilitaria para um auxílio emergencial.

As negociações garantiram a ajuda mediante uma reestruturação, o que resultou na saída de David Neeleman do quadro de acionistas e no aumento da participação do estado português na companhia.

O plano apresentado por Portugal prevê a demissão de 500 pilotos, 750 tripulantes de cabine e 750 trabalhadores de terra, a redução de 25% dos gastos com pessoal e uma redução da frota da companhia.

Receba nossas newsletters