Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades

Pneu em formato quadrangular após aterrissagem intriga especialistas; amplie

Um A380 da British Airways aterrissou em Londres com um dos pneus danificados

160510135254-square-tyre-exlarge-169

Pneu do A380 ficou neste formato após aterrissagem em Londres

Um incidente extremamente curioso vem despertando o interesse de diversos experts de aviação desde a última semana. Um A380 da British Airways, que decolou de Hong Kong no último dia 05 de maio, chegou ao Aeroporto Internacional de Londres/Heathrow com um dos 22 pneus do trem de pouso desta maneira quadrangular, como podemos ver na imagem acima.

Entre as diversas possíveis explicações para o fenômeno, um piloto afirmou que o pneu só ficou neste estado porque provavelmente se soltou da roda na hora da aterrissagem e, com isso, perdeu a pressurização adequada para mantê-lo no formato adequado.

A foto foi divulgada pelo portal The Aviation Herald, que também afirmou que a tripulação do voo da British Airways recebeu um alerta sobre a pressão dos pneus antes mesmo da decolagem. Sem a constatação de maiores problemas, o voo decolou e os pilotos já alertaram a equipe de solo do Aeroporto de Londres sobre a possibilidade de usar um caminhão reboque, caso a aeronave estivesse impossibilitada de taxiar sozinha até o gate. No entanto, 13 horas depois, a aeronave aterrissou e seguiu seu caminho sem problemas.

airbus-a380-landing-gear-1

Um trem de pouso padrão do A380

Foi na chegada ao gate que a equipe de solo se deparou com o formato estranho do pneu, que acabou em formato de um “quadrado” com quadro bordas bem definidas. O fenômeno vem deixando os especialistas de cabelo em pé. “É um fato extremamente curioso. Nunca vi nada parecido antes em toda a minha vida”, disse o porta-voz da Autoridade de Aviação Civil. Um especialista ligado à Sociedade Real de Aeronautas, Kumar Mysore, disse que o pneu pode ter ficado neste formado devido ao fato de como o peso do A380 se distribuiu após ele ter esvaziado.

“Nós podemos ver que a roda não está danificada, uma vez que foi desenhada para aguentar este peso. Por outro lado, podemos ver que o efeito é o mesmo quando alguém aperta um brinquedo redondo de borracha com uma maior intensidade, o que faz com o material fique com outro formato”, disse. Mysore disse ainda que embora existam uma série de possíveis razões para o esvaziamento do pneu, “os pilotos estão bem treinados para lidar com esta situação em segurança”.

A British Airways, por sua vez, não poderia deixar de se pronunciar sobre o acontecimento. Um porta-voz confirmou que o voo em nenhum momento estava em perigo por conta de um pneu danificado. “Nosso voo aterrissou normalmente na última sexta-feira com um dos 22 pneus esvaziado. O A380, como já acontece com outras diversas aeronaves comerciais widebodies, é desenhado para aterrissar em segurança mesmo com um pneu vazio”, disse. “Nossos engenheiros rapidamente trocaram o pneu e aeronave logo voltou aos serviços”, completou.

Receba nossas newsletters