Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Feiras e Eventos / Hotelaria

Portugal 360: TAP, Pestana e Omnibees debatem a inovação e criatividade no Turismo

Debate sobre inovação e criatividade no turismo

Debate sobre inovação e criatividade no turismo reuniu grandes nomes do turismo

A programação do Portugal 360, um dos maiores eventos já realizados pelos portugueses aqui no Rio, reservou um espaço para empresários do setor turístico debaterem sobre a inovação e criatividade no Turismo. A palestra “Inovação e Criatividade no Turismo” reuniu o VP da TAP, Abílio Martins, o CEO do Pestana Hotel Group, José Theotónio, e o CEO da Omnibees, Luis Ferrinho, CEO da Omnibees.

O VP da TAP começou a palestra apresentando o novo vídeo de segurança da companhia, material considerado inovador simplesmente pelo fato de “fugir” dos vídeos considerados padrão utilizados por outras companhias. “A inovação é sempre associada a cientistas e tecnologia. Mas quando entramos no tema, eu diria que inovação é muitas vezes criar uma nova forma de fazer as coisas. Uma forma de obter ganhos, um processo contínuo das organizações”, disse Abílio.

José Theotónio, CEO do Pestana, e Abílio Martins, VP da TAP

José Theotónio, CEO do Pestana, e Abílio Martins, VP da TAP

O VP se gaba ao afirmar que a TAP sempre teve uma tradição de futuro. “Tem sido sempre inovadora e isto em grandes aspectos. Fomos a primeira companhia no mundo a introduzir um processo de corte de gastos com relação ao desperdício de alimentos, por exemplo, e a forma como criamos os produtos através da tecnologia e impactamos os clientes. É o caso do programa de stopover, uma ação que não muda o preço do bilhete e que conta com destaques em certos hotéis”, complementou Abílio.O CEO do Pestana Hotel Group, José Theotónio, lembrou que inovação não é só tecnologia. “A inovação é mais do que isto. O modelo de negócios do Turismo mudou muito. As pessoas procuram experiências diferenciadas e personalizadas e isto tem implicação em vários hotéis, sempre em busca da inovação. Hoje, os hotéis tem que se especializar em termos de conceitos, criar novos produtos. A inovação está ligada à transformação das pessoas. Hoje o hoteleiro e o cliente pretendem e querem ter a personalização de um serviço. Um pré-check-in, ter a chave no telefone, entre outras comodidades para dar resposta a diferentes tipos de clientes”, disse.

Luis Ferrinho, CEO da Omnibees

Luis Ferrinho, CEO da Omnibees

Por fim, mas não menos importante, o CEO da Omnibees lembrou que a empresa desenvolve ferramentas focadas na hotelaria. “Sobra para nós de empresa de tecnologia criar as inovações e necessidades dos hotéis que são nossos clientes. O Brasil sempre foi muito inovador com relação às transferências bancárias por conta da necessidade dos clientes. A inovação é isto, criar algo que pode melhorar a vida dos clientes. Temos 60 projetos de tecnologia sendo desenvolvidos, porque estamos num mercado que nos obriga a inovar. Hoje a Omnibees tem 3.800 hotéis no Brasil como cliente”, disse.
Luis Ferrinho afirmou que no Brasil há uma taxa de cancelamento muito grande de reservas de agências de viagens. “E com tecnologia conseguimos ver quais reservas serão canceladas, o perfil do hóspede que contratou o serviço, se é uma reserva corporativa, a lazer, se foi reservada via OTA ou agência de viagem. E isto é muito importante para o setor hoteleiro e todos os mercados para maximizar os ganhos. Precisamos trabalhar pensando nos clientes e como se fossemos um cliente também”, finalizou o CEO.

Receba nossas newsletters