Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Hotelaria / Serviços / Turismo em Dados

Preço dos serviços ligados ao turismo acumula alta de 41% em 12 meses

aeronaves aeroporto gol latam frota aeronave inframerica brasilia divulgação

Com base nos dados do IBGE, a passagem aérea foi o item que mais contribuiu para a alta, com variação de 122,4% em 12 meses

Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelam que os serviços ligados ao turismo ficaram 41,39% mais caros em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Com base nos dados do IBGE, a passagem aérea foi o item que mais contribuiu para a alta, com variação de 122,4% em 12 meses.

De acordo com a FecomercioSP, a elevação se justifica em parte pela alta temporada, quando o recesso escolar tradicionalmente contribui para o aumento do valor dos bilhetes. A entidade aponta que o custo do querosene e do dólar, além da limitação de assentos em aeronaves e a dificuldade das empresas para recomposição de mão de obra, são fatores que influenciam na inflação do setor turístico.

Para a FecomercioSP, a alta expressiva das passagens aéreas é um sinal negativo para a cadeia do turismo

Na variação mensal, de maio para junho houve alta de 3,51%. com destaque para as passagens aéreas, com 11,32%. O custo do pacote turístico cresceu 1,5% e 0,47% foi a alta no item hospedagem. Aluguel de veículos recuou 2,44% e ônibus interestadual, 0,08%, foram os únicos que registraram queda.

Para a FecomercioSP, a alta expressiva das passagens aéreas é um sinal negativo para a cadeia do turismo, tendo em vista que o item é impulsionador dos meios de hospedagens, alimentação, locação de veículos, entre outros serviços. A entidade avalia que a disparada nos preços faz com que os consumidores repensem a programação de viagens.

Fonte: Agência Brasil

Receba nossas newsletters