Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Profissionais da aviação devem ser considerados essenciais para vacina, dizem entidades

covid-vaccine

O apelo da indústria aos governos está alinhado à proposta do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) da Organização Mundial de Saúde sobre a Priorização dos Usos das Vacinas da Covid-19

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), o Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC) e a Organização de Serviços de Navegação Aérea Civil (Canso) estão buscando os governos da América Latina e Caribe para assegurar que os profissionais da indústria da aviação sejam considerados como trabalhadores essenciais durante a iminente campanha de vacinação contra a Covid-19.

O apelo da indústria aos governos está alinhado à proposta do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) da Organização Mundial de Saúde sobre a Priorização dos Usos das Vacinas da Covid-19.

“O sistema de saúde em toda a América Latina e Caribe depende fortemente do transporte aéreo para a entrega dos seus suprimentos. Ao contrário de outras partes do mundo, por exemplo, América do Norte ou Europa, existem muito poucas alternativas como o transporte rodoviário ou ferroviário que possam proporcionar um transporte rápido, seguro e confiável – especialmente onde considerações tão especiais, como a refrigeração, são necessárias. Como os cálculos mostram, será necessário o equivalente a 8 mil aviões cargueiros B747 para a distribuição global de vacinas. É, portanto, essencial que tenhamos a mão-de-obra qualificada para assegurar o funcionamento da cadeia logística”, disse Peter Cerdá, VP Regional da Iata para as Américas.

“Embora tenha sido demonstrado que é possível retomar as atividades seguindo os protocolos apropriados, estamos confiantes de que a vacinação permitirá que todos se sintam seguros em ambientes diferentes e, principalmente, nos permitirá, enquanto sociedade, recuperar inúmeros setores econômicos e milhões de postos de trabalho que se encontram atualmente deprimidos. Ao longo deste ano, a indústria da aviação tem feito esforços extraordinários para se manter viável e continuar a prestar um serviço essencial à população. A rápida adoção de protocolos de biossegurança nos permitiu retomar as viagens e iniciar lentamente a recuperação da conectividade que gera oportunidades, e que, além disso, permitirá a distribuição de vacinas em todos os lugares, mesmo naqueles mais remotos. Considerar os trabalhadores da indústria como essenciais durante as campanhas de vacinação é fundamental para reforçar estes esforços que se traduzirão em bem-estar econômico e social para a população. Vemos que os pilotos nos Estados Unidos irão receber a vacina e pedimos que a nossa região inclua todo o pessoal da aviação nas campanhas”, comentou José Ricardo Botelho, dretor-executivo e CEO da ALTA.

A recente 76ª Assembleia Geral Anual (AGM) da IATA também adotou por unanimidade uma resolução na qual os seus membros pedem aos governos que garantam que o pessoal da aviação seja priorizado para a vacinação COVID-19, uma vez que tratamentos seguros e eficazes estejam disponíveis e os trabalhadores da área da saúde e os grupos vulneráveis tenham sido protegidos. A AGM também reforçou o papel vital do transporte aéreo em facilitar a resposta global à pandemia, incluindo a distribuição rápida de medicamentos, kits de teste, equipamento de proteção e eventualmente vacinas em todo o mundo.

Receba nossas newsletters