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Aviação / Destinos / Política

Governador do DF confirma extensão do stopover da TAP para Centro-Oeste e TO

Turistas europeus poderão ficar cinco dias em Brasília e o mesmo período em outra cidade da região sem aumento do preço da tarifa

Turistas europeus poderão ficar cinco dias em Brasília e o mesmo período em outra cidade da região sem aumento do preço da tarifa

A promessa feita pela própria secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, durante o fechamento do acordo de stopover com a TAP realizado em Lisboa, no começo do mês, virou rapidamente uma realidade. Isto porque, além de poderem ficar até cinco dias em Brasília, os turistas europeus que optarem por fazer stopover na Capital Federal, agora poderão escolher outra cidade dos estados do Centro-Oeste ou de Tocantins, pelo mesmo período, para conhecer sem aumento na tarifa de passagem.

O anúncio foi feito, nesta terça-feira (26), pelo governador Ibaneis Rocha, pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e pelo diretor de Marketing da TAP, Francisco Guarisa, aos governadores de Tocantins, Mauro Carlesse, de Mato Grosso, Mauro Mendes, e de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Ibaneis destacou que os europeus estão em busca de novos destinos de turismo ecológico, o que o Centro-Oeste tem muito a oferecer.

“Nós temos Bonito, Jalapão. Se conseguirmos organizar, a Capital da República ganha com isso e todos os estados do Centro-Oeste também ganham”, frisou o governador, que sugeriu ainda que a temática seja incluída na pauta das reuniões do grupo de governadores Brasil Central, para que todos se engajem na promoção da região.

Antonoaldo Neves, presidente da TAP, e Ibaneis Rocha, governador do DF

Antonoaldo Neves, presidente da TAP, e Ibaneis Rocha, governador do DF, assinaram o acordo de stopover em Lisboa

A proposta do programa é estimular o turismo nos quatro estados e no Distrito Federal, com promoções e ofertas exclusivas a passageiros em stopover. A TAP, por sua vez, divulgaria a região em seus programas de comunicação interna, sites e revistas de bordo. “É importante que nos unamos para mudar o protagonismo do Centro-Oeste no roteiro turístico do europeu no Brasil”, aposta Ibaneis.

Números da TAP indicam um aquecimento significativo da economia portuguesa com a implementação do programa Portugal Stopover há 15 anos. Só nos últimos dois anos, 230 mil passageiros com destino a outras capitais europeias ficaram de três a cinco dias em Lisboa, injetando mais de € 56 milhões à economia local. A companhia opera atualmente com 84 voos diretos saindo semanalmente de diversas capitais brasileiras.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, disse que os secretários de Turismo devem trabalhar em parceria com o trade turístico local para que se consiga montar um clube de vantagens atrativo para os turistas europeus. “Além da opção de stopover, quem for passageiro da TAP terá um clube de benefícios que fornecerá descontos em hospedagem, restaurantes e passeios, por exemplo. Temos que trabalhar para oferecer a melhor opção de programação. Queremos que o turista europeu saia de seu país com seu roteiro pronto”, enfatizou Vanessa.

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF

Destinos como a Chapada dos Veadeiros (DF), o Jalapão (TO), o Pantanal (MT) e a Chapada dos Guimarães (MS) poderão ser explorados pelo turista europeu no Brasil. A TAP também tem a intenção de abrir o programa também aos chamados voos off-line, ou seja, aqueles não operados pela companhia aérea dentro do país.

Com isso, um passageiro que sair de Curitiba com destino a Europa e pegar o voo saindo de Brasília, poderá também permanecer na capital do país por até cinco dias sem pagar a mais por isso. “Nosso projeto elaborado com a TAP vai transformar o turismo na Região [Centro-Oeste] e possibilitar com que turistas do mundo inteiro possam perceber que o país tem muito mais além de belas praias”, ressalta a secretária de Turismo do DF.

“Um dos diferenciais do stopover em Portugal é o clube de vantagens. Isso ajudou o programa a ser esse sucesso que é”, afirmou o diretor de Marketing da TAP, Francisco Guarisa. Ele ainda informou que a expectativa da empresa aérea portuguesa é que o programa estimule os europeus a conhecerem diferentes locais no Brasil, e que quem se promover melhor sairá na frente.

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