Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Vai e Vem

Raphael de Lucca assume cargo inédito de Country Manager da Copa Airlines no Brasil

Raphael de Lucca Country Manager da Copa Airlines no Brasil Raphael de Lucca assume cargo inédito de Country Manager da Copa Airlines no Brasil

Raphael de Lucca é o novo e primeiro Country Manager da Copa Airlines no Brasil (AlemagnoPhotography/Divulgação)

SÃO PAULO – Raphael de Lucca é o novo Country Manager da Copa Airlines no Brasil. Com quase 4 anos de empresa, o executivo agora assume uma posição inédita dentro da companhia, em meio a uma completa reestruturação das operações na América do Sul. Sendo assim, o Brasil deixa de fazer parte do “Mercosul” e passa a ser tratado como um mercado único, verdadeiramente do tamanho de sua importância, tendo Raphael de Lucca como o head nacional.

Se voltarmos ao passado, vamos lembrar que Carlos Antunes foi o gerente regional de Vendas para o Mercosul da Copa Airlines de 2019 a 2022, antes de assumir como diretor geral da TAP no Brasil. Com a saída de Carlos, a Copa logo anunciou Christian Rodriguez para assumir as funções, passando a coordenar não só o Brasil, mas Argentina, Paraguai e Uruguai. Pouco tempo depois, a Copa Airlines viu a necessidade de um Country Manager apenas para o mercado brasileiro.

Com as mudanças, o Brasil não faz mais parte da região Mercosul, ou seja, passa a atuar como um mercado independente, tendo Raphael de Lucca como head

A novidade faz parte de uma reorganização por completo que acontecerá nos próximos meses. Com a mudança, o Brasil não faz mais parte da região Mercosul, ou seja, passa a atuar como um mercado independente, tendo Raphael de Lucca como head e se reportando diretamente ao vice-presidente Christophe Didier. Christian Rodriguez, por sua vez, continua com sua função e segue baseado no Uruguai, acumulando os mercados de Argentina, Uruguai e Paraguai.

Raphael Copa Raphael de Lucca assume cargo inédito de Country Manager da Copa Airlines no Brasil

Com Raphael de Lucca como Country Manager, as decisões tendem a ser mais rápidas e diretas em prol de uma maior e melhor presença no Brasil (AlemagnoPhotography/Divulgação)

Em entrevista exclusiva ao M&E, Raphael de Lucca não poderia esconder a sua satisfação. Ele já fazia um papel parecido até esta segunda-feira (10), mesmo como gerente de Vendas, mas tinha que se reportar a Christian Rodriguez. Neste momento de transição, Raphael ainda se reportará a Christian, mas já com todo o mercado brasileiro na sua mão, o que fará com que as decisões tendam a ser mais rápidas e diretas em prol de uma maior e melhor presença por aqui.

“O grande ganho desta mudança estrutural é que o Brasil passa a ter uma representatividade dentro da matriz como nunca visto antes”

“O grande ganho desta mudança estrutural é que o Brasil passa a ter uma representatividade dentro da matriz como nunca visto. Ou seja, nossas demandas para a matriz no Panamá terão mais prioridades. É algo que já vinha acontecendo, mas agora vai evoluir ainda mais porque passaremos a ter um brasileiro dentro da matriz, com voz ativa direta junto ao VP, em busca de demandas e melhores resultados”, disse o Country Manager, que também terá um papel de muito mais importância junto ao trade e governos.

Até então, o ex-gerente de Vendas era responsável pela gestão comercial e operacional do escritório de vendas de São Paulo, única base remanescente da empresa pós-pandemia no Brasil. Também atuou no reestabelecimento das políticas comerciais da companhia aérea no Brasil durante a pandemia, resultando no reconhecimento da Copa Airlines como a empresa que mais se adaptou e que mais rápido recuperou suas atividades no País.

PERFIL – Com mais de 20 anos de experiência no setor de turismo, antes de ingressar na Copa Airlines, o executivo ocupou diferentes posições em grandes players do mercado, como Hotel Hilton São Paulo Morumbi, Hotel Grand Hyatt São Paulo, Booking.com e Aviareps. O executivo é formado em Hotelaria pelo Senac/SP e possui MBA em Administração pela EAESP/FGV.

Como fica a Copa Airlines agora no Brasil?

Raphael de Lucca Monica Afonso e Christian Rodriguez gerentes da Copa Airlines 1 Raphael de Lucca assume cargo inédito de Country Manager da Copa Airlines no Brasil

Raphael de Lucca assume como Country Manager no Brasil, Monica Afonso deve assumir como gerente Comercial Brasil num futuro próximo e Christian Rodriguez segue como head para Argentina, Uruguai, Paraguai (Arquivo/M&E)

A Copa Airlines passará por toda uma reorganização, que será apresentada oficialmente em breve. Mas, o M&E já sabe como tudo isso vai ficar. Não podemos dar muito spoiler, mas precisamos anunciar que Raphael de Lucca assume como Country Manager do Brasil, enquanto Mônica Afonso deve assumir como gerente Comercial para todo o Brasil já nos próximos meses. De qualquer maneira, chegará ao fim aquela divisão regional que existia até então.

“A partir de agora, estarei mais focado em toda uma aproximação institucional da Copa Airlines com o mercado brasileiro, lidando diretamente com a matriz no Panamá, debatendo demandas e buscando resultados. Enquanto isso, a Mônica ficará responsável por toda a gerência do atendimento em relação ao trade, a nível nacional, lidando com as agências, operadoras e com o time comercial como um todo. Teremos uma sintonia ainda mais efetiva com o mercado”, diz Raphael.

“A partir de agora, vamos aumentar ainda mais a presença institucional da Copa Airlines junto ao trade. Somos a segunda maior companhia aérea internacional do Brasil em número de operações, precisamos ter uma maior visibilidade”

Raphael de Lucca pavimentou o caminho para chegar aonde chegou. “Chegou a hora, um crescimento pessoal, mas, na prática, estamos formalizando o que eu já vinha fazendo. É a oficialização de uma postura política. A partir de agora, vamos aumentar ainda mais a presença institucional da Copa Airlines junto ao trade. Somos a segunda maior companhia aérea internacional do Brasil em número de operações, precisamos ter uma maior visibilidade. Então essa responsabilidade agora é minha, papel que eu gosto de fazer, de escutar o mercado, levar os problemas para matriz e debater situações estruturais que possam ser aprimoradas”, disse ele.

O futuro da Copa Airlines em céu de brigadeiro

Raphael de Lucca Copa Airlines Raphael de Lucca assume cargo inédito de Country Manager da Copa Airlines no Brasil

Raphael de Lucca terá o desafio de aumentar a presença institucional da Copa Airlines em todo o Brasil (AlemagnoPhotography/Divulgação)

Chegou a hora do Raphael de Lucca, mas também chegou a hora da Copa Airlines. Num momento certo, Raphael de Lucca celebra o seu amadurecimento dentro da companhia para assumir o cargo de Country Manager, enquanto a própria Copa comemora o seu amadurecimento dentro do mercado brasileiro num momento de ótimos resultados e de renovação e expansão de frota. Segundo o novo Country Manager, a Copa vê um futuro muito melhor para o Brasil.

“Seis destinos ainda é pouco perto do que queremos operar no futuro”

“Seis destinos ainda é pouco perto do que queremos operar no futuro. Finalizaremos o ano que vem com 32 B737 MAX 9s, fora os MAX 8s que também estão chegando, que estão no mesmo nível do B737-800s. Há uma grande perspectiva para a troca de todos os equipamentos e precisaremos mirar em novos destinos no Brasil e em outros países. A Copa Airlines vê um futuro muito melhor para o Brasil”, finalizou o novo Country Manager da Copa Airlines para o Brasil.

TODO MUNDO REUNIDO – Em agosto, a Copa Airlines reunirá o time do Brasil e grandes executivos provenientes diretamente do Panamá em seu escritório em São Paulo. Será uma forma de oficializar o novo organograma da companhia no mercado brasileiro, alinhar estratégias e apresentar todas as novidades ao trade. É claro que o M&E estará lá para contar tudo de pertinho para você, leitor, deste que é o mais novo capítulo da Copa Airlines no Brasil.

Receba nossas newsletters