Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Fotos

Reunião do CTur: Sanovicz fala dos desafios da aviação brasileira

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, durante sua palestra na reunião do CTur

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, durante sua palestra na reunião do CTur


Na tarde de hoje (05/12), o Conselho de Turismo recebeu o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, que fez uma palestra sobre a aviação brasileira, detalhando o cenário em que se encontra o setor, as metas e os desafios da recém criada entidade. “Na última década, a aviação brasileira passou por um perído de desenvolvimento, contando com um aumento da renda do brasileiro, da inclusão de novos passageiros, na redução dos preços de passagens em cerca de 45% e da presença de empresas mais robustas. No entanto, no final de 2010 surgiu um novo cenário, quando teve um aumento do preço da querosene e as passagens subiram em cerca de 50%”,  explicou Sanovicz.

Em sua palestra, o presidente da Abear também ressaltou os desafios pelos quais a aviação brasileira está passando. Além do aumento do preço do combustível, a mudança do patamar do câmbio é um problema para esse setor, que tem grande parte de seus custos dolarizados. “Esse cenário, que é tão positivo para outros setores, não é para a aviação brasileira. E não parece que ele sofrerá mudanças. Portanto, alternativas devem ser encontradas”, disse Eduardo.

Dentre os pontos centrais da agenda da Abear estão os seguintes assuntos: competitividade do setor, que deve ser alcançada através da revisão de preços, investimento na formação de profissionais, e sustentabilidade. “As metas da Abear incluem a ampliação do número de destinos, a conquista de mais passageiros, e a mudança da matriz de combustível. A última delas sendo a mais complicada. O objetivo é conseguir através de pesquisas e desenvolvimento da tecnologia tornar o biocombustível viável para a aviação brasileira”, afirmou o presidente da entidade.

Além dos desafios e metas da Abear, Sanovicz também exemplificou propostas que já foram elaboradas pela entidade. Em relação à precificação do combustível, a Abear busca uma abertura de diálogo com a Petrobrás visando uma negociação de taxas. Já para a questão do ICMS, a proposta visa a unificação das alíquotas nos estados. Por último, o investimento na infraestrutura dos aeroportos é necessário.

Para finalizar seu discurso, Eduardo Sanovicz fez uma previsão para os primeiro semestre de 2013, e afirmou que o cenário não é bom, já que os desafios da aviação brasileira não conseguirão se resolver tão rápido. “Não teremos um primeiro semestre de sorrisos, mas de dentes crispados. No entanto, temos que manter o otimismo”, finalizou o presidente da Abear.

Fernanda Lutfi

Receba nossas newsletters