Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

RIOgaleão Cargo encerra semestre com aumento de movimentação de carga e ganho de eficiência

download 1 RIOgaleão Cargo encerra semestre com aumento de movimentação de carga e ganho de eficiência

O crescimento observado no período é consequência de uma combinação de fatores econômicos (Divulgação)

O RIOgaleão Cargo fechou o primeiro semestre de 2023 com um resultado 14% superior ao do mesmo período em 2022, quando a concessionária registrou recorde nas importações. Nesse período, passou pelo Terminal um valor de U$ 5.4 bilhões em mercadorias. Esse número é 64,7% superior ao que foi registrado no primeiro semestre de 2019, ano anterior a pandemia. Houve ainda a redução de 20% no tempo de permanência de cargas no terminal.

“O desempenho operacional do RIOgaleão Cargo é uma das principais frentes do aeroporto. Esses números demonstram como o maior equipamento urbano da cidade funciona como um motor da economia do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, o Terminal de Cargas é responsável por receber entre 20 e 25% das cargas que entram no Rio de Janeiro, considerando todos os portos e aeroportos do estado”, acrescenta Patrick Fehring, Diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão.

O crescimento observado no período é consequência de uma combinação de fatores econômicos, como a recuperação de segmentos de Petróleo e Gás, e da indústria da aviação, que são muito relevantes para o Rio de Janeiro. Além da prontidão e eficiência operacional, que viabilizam infraestrutura e qualidade no suporte a esse crescimento de mercado, o RIOgaleão Cargo vem conseguindo atender a essa crescente demanda com diferenciais de otimização do fluxo logístico e celeridade no processo do importador.unnamed 17 RIOgaleão Cargo encerra semestre com aumento de movimentação de carga e ganho de eficiênciaDestaques dos setores no Terminal de Cargas – Os três segmentos de mercado que mais se destacam dentre a movimentação de carga aérea no RIOgaleão são os setores Farmacêutico, Petróleo e Gás e Aerospacial. Juntos, eles respondem atualmente por mais de 60% dos valores das cargas importadas.

Destaques do Programa de Eficiência Logística – O programa que tem como objetivo diminuir o tempo de permanência das mercadorias no Terminal de Cargas. Através dele foi possível observar um ganho de 20% de eficiência na comparação do primeiro semestre de 2023 com o mesmo período no ano passado, com uma queda de 43h 33m para 34h 15m no tempo médio de permanência de cargas. Quando comparado com o período pré-pandemia, o ganho de eficiência é de 34%.

“Quanto mais eficientes os clientes são utilizando o Terminal de Cargas, menores serão seus custos e mais competitivos eles são com seus concorrentes. Dessa forma, quanto mais o programa avança mais competitivos nós somos em comparação a outros modais de transporte e outros aeroportos”, ressalta Leandro Lopes, Gerente Comercial do RIOgaleão Cargo.

Receba nossas newsletters