Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

RIOgaleão é o aeroporto mais pontual da América Latina em 2017

RIOgaleão_Píer Sul_Fachada_Foto Thiago Saramago_Café das 4

Segundo estudo divulgado pela OAG, 85,8% de todas as partidas no Aeroporto Internacional Tom Jobim ocorreram na hora marcada

O RIOgaleão foi o aeroporto mais pontual em partidas da América Latina em 2017, entre aqueles terminais que recebem entre 10 e 20 milhões de passageiros por ano (além disso, também conquistou a quarta posição mundial). Segundo estudo divulgado pela OAG, 85,8% de todas as partidas no Aeroporto Internacional Tom Jobim ocorreram na hora marcada. Esse percentual é ainda melhor que o registrado em 2016, quando 82,2% das operações ocorreram dentro do prazo. A pontualidade das partidas realizadas, portanto, representou um crescimento de 3,6%.

São cerca de 170 voos por dia que decolam do RIOgaleão. Praticamente uma partida a cada oito minutos da principal conexão do Rio com o mundo. Na categoria grandes aeroportos do mundo, que inclui terminais que recebem entre 10 e 20 milhões de pessoas anualmente, o RIOgaleão figurou na quarto colocação do ranking internacional, atrás apenas de Osaka (90,8%) e Sapporo (86,2%), no Japão, e o Salt Lake City, nos EUA (86%).

Segundo o gerente de operações Alan Veras, para chegar a esses resultados de eficiência, a concessionária estabeleceu um plano de ações com mais de dez etapas para melhorar a pontualidade. “Foi um trabalho que envolveu o compromisso do aeroporto e das companhias aéreas em um planejamento que incluiu a revisão da metodologia de alocação de recursos, relatório de atividades, reuniões periódicas com equipes de controle de tráfego e análise semanal de dados operacional”, afirmou Alan.

A metodologia utilizada pela consultoria OAG leva em consideração o rastreamento de mais de 54 milhões de voos que decolaram em até 14 minutos e 59 segundos do tempo estimado. E o terminal carioca também está muito bem colocado no ranking que inclui partidas e chegadas, cálculo que sofre influência de atrasos ocorridos ainda no local de origem da aeronave. Nesse tipo de comparação, o RIOgaleão é o quinto melhor do mundo.Em 2017, dos quase 111.275 voos que passaram pelo maior aeroporto carioca, 84,2% estavam dentro do horário previsto.

 

Receba nossas newsletters