Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Setor aéreo incentiva América Latina a aderir certificado digital da UE

green pass união europeia passaporte verde certificado

O sistema abrange três tipos de certificados gratuitos, sendo um certificado de vacinação, um certificado de teste diagnóstico e um certificado de recuperação

Entidades do setor aéreo estão incentivando os governos da América Latina e do Caribe a aderirem ao padrão do sistema de Certificado Digital Covid (DCC) da União Europeia em um esforço para alcançar a harmonização dos requisitos de viagem e facilitar a experiência para os passageiros. O sistema abrange três tipos de certificados gratuitos, sendo um certificado de vacinação, um certificado de teste diagnóstico e um certificado de recuperação.

O pedido vem em conjunto pelo Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina e o Caribe (ACI-LAC), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), a Organização de Serviços de Navegação Aérea Civil (Canso) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Embora a vacinação não deva ser uma exigência, as viagens internacionais serão beneficiadas se os passageiros vacinados forem isentos de restrições de viagem e quarentenas, e se for adotada uma abordagem harmonizada que simplifique a livre circulação, ao mesmo tempo que mantém medidas preventivas.

Os certificados de vacinação emitidos por países anexados ao DCC são aceitos com as mesmas condições e direitos daqueles que atualmente emitem e usam este certificado. Por sua vez, estes países concordaram em aceitar o DCC para viajar da UE para o seus territórios

Atualmente, quase 100 países que já estão conectados ao DCC da UE ou iniciaram o processo para fazê-lo. Na América Latina, o Panamá é até agora o único estado membro. Por sua vez, Colômbia e Uruguai manifestaram interesse, enquanto Argentina, Brasil, Chile e República Dominicana estabeleceram contatos preliminares.

Receba nossas newsletters