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Aviação

Tam prepara conjunto de ações especiais para a Copa

A Tam estreia nesta semana uma série de iniciativas especiais relacionadas à sua operação durante os meses de junho e julho. O conjunto de ações está focado em assegurar mais eficiência e agilidade aos passageiros, além de envolver e engajar os vinte e oito mil funcionários da empresa em torno do compromisso com o evento.

“Estamos preparados e o nosso time já está em campo. Sempre tivemos consciência do tamanho da nossa responsabilidade e chegamos confiantes a este momento porque trabalhamos com muito cuidado e atenção a cada detalhe da malha aérea, do atendimento nos aeroportos, da prestação de serviço 24 horas, e da informação precisa e ágil para o passageiro. Chegou a hora de conectar as pessoas aos jogos com qualidade e segurança”, declarou Claudia Sender, presidente da Tam.

As ações operacionais para junho e julho anunciadas pela Tam envolvem o posicionamento de seis aeronaves extras durante todo o período para casos de contingência operacional, assim como equipes de manutenção aeronáutica de plantão, para agirem em casos de reparos não programados na frota, em qualquer um dos 42 destinos com operação da empresa no Brasil. Além disso, para atender as necessidades operacionais do período e o fluxo de passageiros às cidades-sede, a empresa remanejou a sua malha aérea, criando mais de 750 novos voos domésticos e mais de 350 novos voos internacionais. Houve, também,  o investimento de R$ 1 milhão para reforçar o monitoramento e proteção de sistemas, incluindo incremento dos times de Tecnologia da Informação para suporte presencial nos aeroportos e adoção de sistemas redundantes em todas as localidades atendidas pela Tam. A companhia destacou ainda uma mesa de controle operacional formada por uma equipe multidisciplinar para atuar todos os dias, durante 24 horas. O foco será a análise de situações contingenciais e de soluções ágeis para assegurar o bom andamento das operações e do atendimento aos clientes.

Nas ações de capacitação para o período, a Tam promoveu o treinamento da equipe de atendimento para assegurar a prestação do serviço a todos os clientes. Agentes de aeroportos, por exemplo, terão ícones ilustrativos em seus crachás funcionais para identificar em quais idiomas estão habilitados a se comunicar. Além disso, 164 vagas adicionais foram criadas para funcionários da linha de frente, incluindo temporários. No final de maio, uma equipe multidisciplinar de profissionais da empresa promoverá o programa simulado de contingência operacional (remoção de uma aeronave) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Quanto as ações de comunicação e engajamento, a partir desta semana, os clientes começam a ser recebidos nos aeroportos e a bordo com uma nova identidade visual. As mudanças vão desde a adesivação especial dos ônibus que conectam os aeroportos de Congonhas e Guarulhos (São Paulo), tapete verde na porta das aeronaves nas cidades-sede, lenço verde e amarelo no uniforme das comissárias, sinalizações especiais nos aeroportos e embalagens do serviço de bordo customizadas. A Tam disponibilizará, também, um Guia do Passageiro, com dicas de preparação para o voo, formas de facilitar o check-in, conteúdo sobre os aeroportos das cidades-sedes, opções de transportes, casas de câmbio e outros serviços. O guia tem versões em português, inglês e espanhol e começa a ser distribuído nos aeroportos de cidades-sede no início de junho, estando disponível também no site da companhia.

Lia Bianchini

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