
Mário Chaves, COO da TAP, Sofia Lufinha, CCO da TAP e o ator Ricardo Pereira, que apresentou a celebração (Divulgação/TAP)
A TAP Air Portugal completou 80 anos e celebrou a data com uma série de iniciativas que reforçam seu papel como um dos maiores símbolos do país no mundo. Com uma frota de 99 aeronaves, a TAP programou para o verão mais de 1.250 voos semanais, incluindo as novas rotas Lisboa – Los Angeles, Porto – Boston, Terceira – São Francisco e a retomada dos voos para Porto Alegre.
O reconhecimento da Companhia também segue em alta. Em 2025, a TAP foi classificada pela Airline Ratings como a companhia aérea mais segura da Europa e a 11ª mais segura do mundo.
Luís Rodrigues, Presidente da TAP, destacou o significado desse marco para a companhia. “Celebramos um marco histórico, os 80 anos da TAP Air Portugal. Ao longo destas oito décadas, a TAP cresceu de uma pequena transportadora, com dois aviões, para se tornar uma referência na aviação mundial, ligando Portugal ao mundo com excelência, inovação e compromisso.”
Ele também ressaltou o trabalho dos colaboradores e a confiança dos clientes. “Este percurso foi feito com a dedicação incansável de milhares de trabalhadores e a confiança dos nossos Clientes e Parceiros. Enfrentámos desafios, superámos adversidades e, com resiliência, reinventámo-nos para continuar a voar mais alto.”
O executivo ainda reforçou o compromisso da companhia com o futuro. “Olhamos para o futuro com ambição e determinação, apostando na modernização da frota, na sustentabilidade e na melhoria contínua da experiência dos nossos clientes. A TAP continuará a ser uma ponte entre continentes, promovendo a cultura e a economia de Portugal e mantendo-se como um símbolo do nosso país no mundo.”
Novo filme publicitário e livro comemorativo
Para celebrar a data, a TAP lançou um novo filme publicitário que reforça sua identidade como uma extensão de Portugal no mundo. No vídeo, os aviões da Companhia são apresentados como território nacional, levando hospitalidade e cultura portuguesa a cada destino.
Além disso, foi apresentado o livro “Voar é Preciso”, uma obra que reúne mais de 700 imagens inéditas e conta a história da TAP através de seus aviões. Editado em português e inglês, o livro traz mapas de rotas, perfis de aeronaves e um registro completo da frota da Companhia ao longo dos anos. Os autores são Rita Tamagnini, Diretora de Comunicação Corporativa & Relações Externas da TAP, e Gianfranco Beting, fotógrafo e executivo do setor aéreo.
Fundada em 14 de março de 1945 por Humberto Delgado, a então Transportes Aéreos Portugueses realizou seu primeiro voo comercial em 19 de setembro de 1946, entre Lisboa e Madrid, a bordo de um DC-3 Dakota. Desde então, a TAP cresceu e se consolidou como a maior vitrine de Portugal no exterior. Em 2024, transportou mais de 16 milhões de passageiros e, neste verão europeu, operará voos para 84 cidades ao redor do mundo.