Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Aviação / Hotelaria / Locadoras / Turismo em Dados

TMCs da Abracorp faturam R$ 3,3 bilhões no primeiro trimestre de 2024; Localiza perde share

Azul Gol Latam Congonhas Aena Brasil Aeroporto aeronave TMCs da Abracorp faturam R$ 3,3 bilhões no primeiro trimestre de 2024; Localiza perde share

Em março, a Latam manteve-se na primeira posição do ranking de bilhetes aéreos emitidos, com 36,2%, seguido pela Azul, com 33,4%. A Gol ficou na terceira posição, com 30,3% (Divulgação/Aena Brasil)

As TMCs da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) faturaram R$ 1,197 bilhão em março, chegando a R$ 3,280 bilhões no primeiro trimestre, acima do mesmo período de 2023, com R$ 3,174 bilhões, e de 2019 (antes da pandemia), com R$ 2,545 bilhões. Em março, a Latam manteve-se na primeira posição do ranking de bilhetes aéreos emitidos, com 36,2%, seguido pela Azul, com 33,4%. A Gol ficou na terceira posição, com 30,3%.

Em fevereiro, os estudos já demonstram que a Latam chegou a 36,4% no volume de bilhetes vendidos, um crescimento de quase 20% em relação ao mês de janeiro. A Gol, por outro lado, fechou fevereiro com 32,2%, recuo de 16% ante o mesmo período. No mês passado, a Azul também ganhou mercado e ficou com um share de 31,3%, crescimento de 6,2% em relação a mês anterior.

“É o segundo mês de liderança da Latam e o primeiro da Azul na segunda posição. Vemos que o cenário onde Latam lidera o mercado corporativo tanto no nacional quanto no internacional se consolidou”, diz Humberto Machado, diretor-executivo da Abracorp.

HOTELARIA – Na hotelaria, que registrou 928.611 room nights em março, a marca que lidera é a Accor, com 39,9% de share. O setor rodoviário é outro destaque e mantém o histórico de crescimento, chegando a um aumento de 14% de faturamento em março. O setor rodoviário tem demonstrado um crescimento constante, em função dos altos preços das passagens aéreas e da substituição pela primeira modalidade de transporte.

LOCADORAS – A Localiza perdeu 3 pontos percentuais de seu share no faturamento do mês de março, após a decisão unilateral da locadora de veículos, que alterou o modelo comercial com as agências. Segundo aponta o estudo da Abracorp, o espaço foi ocupado principalmente pela Movida, com crescimento quase na mesma proporção. “O outro número importante é que 3 pontos percentuais para Movida representam um crescimento de quase 20% no número de diárias e 33% em faturamento”, diz Humberto.

Receba nossas newsletters