Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Tráfego de passageiros na América Latina e Caribe cresce 5% no 1T19; Brasil é destaque

Brasil transportou cerca de 1 milhão de passageiros a mais e apresentou crescimento de 4,4%

O Brasil transportou mais de 1 milhão de passageiros adicionais entre janeiro e março de 2019

A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) informou que as companhias aéreas da região transportaram 3,6 milhões de passageiros adicionais no primeiro trimestre de 2019, se comparado com o mesmo período do ano anterior. O tráfego de passageiros, por sua vez, atingiu um crescimento acumulado de 5% em relação ao primeiro trimestre de 2018. Janeiro foi o mês com maior número de passageiros transportados (26,8 milhões) e fevereiro foi o mês com maior crescimento percentual (7,1%).

Em março, 25 milhões de passageiros foram transportados, crescimento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O tráfego (RPK) cresceu 4,1% e a capacidade (ASK) aumentou 5,3%, fazendo com que a taxa de ocupação média atingisse 80,4%. Do total de passageiros transportados em março, 18,8 milhões corresponderam ao tráfego doméstico, que cresceu 5,8% em relação a 2018, e 6,14 milhões foram relativos ao internacional.

BRASIL 

O Brasil transportou mais de 1 milhão de passageiros adicionais entre janeiro e março de 2019 e alcançou um crescimento percentual de 4,4%, posicionando o País como o gerador de cerca de 30% do crescimento acumulado da América Latina e do Caribe nestes meses.

“Na região, 17 aeronaves foram entregues e quatro novas rotas foram inauguradas (três domésticas e uma internacional) no período. Para 2019, há mais de 40 rotas novas anunciadas, muitas delas no Brasil, graças à redução recente da alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação em São Paulo, o que estimulará o tráfego domestico e melhorará a conectividade do estado e do país regional e internacionalmente”, afirmou Luis Felipe de Oliveira, CEO da ALTA.

OUTROS PAÍSES

Outros quatro países destacaram-se positivamente em março. No México foram transportados mais de 250 mil passageiros domésticos adicionais, o que fez o país alcançar um crescimento de 6,5% em relação a março de 2018 e um crescimento acumulado de 6,3% no primeiro trimestre 2019 (700 mil passageiros domésticos adicionais).

A Colômbia, terceiro mercado doméstico mais importante da região em volume de passageiros, teve crescimento de 11,2% em março e acumulado de 10,3% em 2019. A Argentina alcançou crescimento percentual de dois dígitos (13%) em março e Chile tem mantido grande dinamismo com um crescimento de 16,6% em março. No acumulado de janeiro a março, o país alcançou o crescimento mais alto da região, com 18,1%.

 

Receba nossas newsletters