Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades / Vídeos

Vídeo mostra a evolução histórica da oferta das companhias brasileiras

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) elaborou um vídeo com a evolução da oferta de assentos das companhias aéreas brasileiras desde a década de 70. Os números são medidos em assentos por quilômetro (ASK). Na animação de 29 segundos aparecem companhias tradicionais como Latam, Gol e Azul e as históricas Varig, Vasp e Cruzeiro do Sul. A compilação traz dados de 43 anos da base da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Aviação Civil (DAC).

O primeiro ano registrado é 1976, com a Varig na liderança, com uma oferta mais de três vezes maior que a segunda colocada, a Vasp. Completam a lista das quatro companhias em operação na época a Cruzeiro do Sul e a Transbrasil. O quadro se mantem até 1983, quando surgem TAM, Taba, Violec, Rio Sul e Nordeste, ainda com baixas ofertas.

Em 1993, outro grande marco, com o fim da Cruzeiro do Sul, após 66 anos de operação, e o crescimento da TAM. Em 1999, aparece pela primeira vez no gráfico a Passaredo. Em 2001, outro grande marco, o surgimento da Gol e a chegada da TAM à segunda colocação. Em 2007 uma das principais mudanças: a Varig, após décadas de liderança, encerra suas atividades e abre espaço para o crescimento rápido da Gol. A TAM assume a liderança e surgem no gráfico OceanAir e BRA.

Em 2010, temos a aparição entre as seis primeiras posições de Azul, Avianca Brasil e Webjet. Já em 2013, é possível perceber o cenário mais parecido ao atual, com TAM, Gol, Azul e Avianca nas quatro primeiras colocações, todas aumentando a oferta nos anos seguintes.

Receba nossas newsletters