Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Chegada de estrangeiros deve crescer 17% no Réveillon; Nordeste lidera procura entre brasileiros

● Chegadas de turistas domésticos devem crescer 30% entre 26 de dezembro e 6 de janeiro
● Chegadas de turistas internacionais devem crescer 17% no mesmo período analisado
● Nordeste será de longe o destino mais procurado dos brasileiros (46%)
● Cerca de 61% de todas as chegadas internacionais estarão concentradas na Região Sudeste

Screenshot 2023 12 20 at 15.25.07 Chegada de estrangeiros deve crescer 17% no Réveillon; Nordeste lidera procura entre brasileiros

Crescimento da chegada de turistas domésticos por região (Reprodução)

O Brasil está se preparando para um expressivo aumento nas chegadas de turistas durante o período de Ano Novo, superando os números de 2022. As chegadas domésticas, entre 26 de dezembro e 6 de janeiro, deverão crescer 30% em relação ao ano passado, com a Região Nordeste liderando ao registrar alta de 42%. As chegadas internacionais também deverão testemunhar um aumento substancial, com um aumento de 17% em comparação com 2022. Os dados são da ForwardKeys.

DOMÉSTICO – O Nordeste será de longe o destino mais procurado dos brasileiros, respondendo por 46% de todas as viagens domésticas no Brasil durante o período. Seguindo de perto está a Região Sudeste, recebendo 26% das chegadas domésticas e esperando um aumento notável de 38% em relação aos níveis de 2022. A Região Sul, por sua vez, segue o exemplo com alta esperada de 35%, enquanto as regiões Centro-Oeste e Norte apresentam oscilações de -11% e +23%, respectivamente.

“O Brasil continua sendo um farol para viajantes em todo o mundo e medidas estratégicas garantirão o crescimento sustentado do setor de turismo”

PERFIL – Neste Ano Novo, as famílias dominam o cenário das viagens domésticas, constituindo 41% de todos os viajantes – um aumento de 1% na participação de mercado em relação a 2022. Os casais representam 30%, os viajantes solteiros 19% e os viajantes em grupo 10%. A duração média das viagens domésticas é de 10 noites, com o Norte do Brasil apresentando a estadia média regional mais longa, de 13 noites, e o Sul do Brasil, tendo a menor, de 8 noites.

Chegada de turistas internacionais

Screenshot 2023 12 20 at 15.25.35 Chegada de estrangeiros deve crescer 17% no Réveillon; Nordeste lidera procura entre brasileiros

Crescimento da chegada de turistas internacionais por região (Reprodução)

Em relação ao turismo internacional, prevê-se que as chegadas da União Europeia e do Reino Unido registrem o maior crescimento anual, de 26%, seguidas pelos EUA (+19%) e América Latina (+11%). Por outro lado, prevê-se que as chegadas do Canadá diminuam 18% em relação ao ano passado devido ao aumento da concorrência e à melhoria da conectividade com destinos alternativos.

Cerca de 61% de todas as chegadas internacionais estarão concentradas na Região Sudeste, alta de 19% em relação a 2022. Já a Região Nordeste deverá receber 21%, um aumento de 15%, enquanto a Região Sul detém 13% de participação de mercado, com aumento de 17%. Entretanto, a Região Centro-Oeste enfrenta uma diminuição de 3%, e a Região Norte deverá testemunhar um notável crescimento de 40%, o maior aumento nas chegadas internacionais, mas com apenas 2% do market share.

CONECTIVIDADE IDEAL NO SUDESTE – Os dados da ForwardKeys revelam ainda que apenas a Região Sudeste possui conectividade ideal, com uma média de zero conexões para as chegadas de mercados sul-americanos e apenas uma conexão para chegadas do resto do mundo. Outras regiões ficam para trás, com uma média de uma parada para chegadas da América do Sul, geralmente em São Paulo, e duas paradas para chegadas do resto do mundo.

“Esses resultados ressaltam o imenso potencial do Brasil para atrair visitantes nacionais e internacionais. Embora os esforços na promoção dos destinos estejam produzindo resultados positivos, os diversos resultados enfatizam a necessidade de esforços contínuos para melhorar a conectividade com os principais mercados. O Brasil continua sendo um farol para viajantes em todo o mundo e medidas estratégicas garantirão o crescimento sustentado do setor de turismo”, informou o estudo.

Receba nossas newsletters