Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Voo de certificação do B737 MAX pode acontecer na próxima semana

737Max; Boeing, Seattle, Renton, 737MAX First Flight, Airplane 1A001; K66500-04; Air to Air

B737 MAX está fora de operação desde março do ano passado

No chão desde março de 2019 por determinação das agências reguladoras de aviação civil de todo mundo, o Boeing 737 MAX pode dar um grande passo para a retomada de suas operações. Fontes ouvidas pela agência Reuters informaram que um teste de voo de certificação deve ser realizado já no início da próxima semana.

Os preparativos para a realização do procedimento ainda não foram finalizados, mas a expectativa é de que isto aconteça nos próximos dias. Caso o modelo passe nos testes, que devem durar cerca de dois dias, estaria apto para as próximas etapas. A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) precisaria então aprovar o treinamento de pilotos, concluir outras etapas e provavelmente não aprovará a volta do avião a operação comercial até setembro, disseram as fontes.

O MAX saiu de operação após dois acidentes fatais em menos de seis meses, responsáveis por vitimar 346 pessoas. Desde então, a Boeing corre contra o tempo para corrigir os problemas com o software apontado como responsável pelos acidentes. Ao longo do último ano, outros problemas foram apontados, o que resultou em diversos adiamentos na certificação da aeronave.

O MAX pode conseguir a tão esperada certificação no mês de agosto, embora este prazo ainda possa ser prolongado por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Esta é a esperança de oficiais que trabalham na produção do modelo. A nova data, no entanto, já não é mais considerada “meados de 2020”, como a própria fabricante tinha indicado.

Receba nossas newsletters