Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Abremar comemora entrada na Clia mas critica falta de apoio ao setor

Ao mesmo tempo em que comemora o ingresso da Abremar na Cruise Lines International Association (Clia), como meio do Brasil alcançar um melhor padrão de qualidade no segmento de cruzeiros, o presidente da entidade, Ricardo Amaral, alerta as autoridades para o que chamou de “sinal amarelo” em função das quedas na oferta e demanda previstos não apenas para esta temporada, como também para o verão 2013/2014. “Temos repetido há quase cinco anos sobre a necessidade de modernização dos portos e da legislação, com redução das taxas portuárias e muito pouco tem sido feito a respeito. A verdade é que o Brasil está perdendo competividade para o mercado internacional”, admite ele.

O dirigente lembra que a responsabilidade com o ingresso da Abremar na nova entidade mundial, anunciada hoje (17/12) aumenta ainda mais e garante que não apenas o segmento de cruzeiros no país será beneficiado com a medida, mas também os agentes de viagens. “Hoje, por uma evolução natural, o Brasil já representa o segmento de cruzeiros na América Latina. Não tenho dúvidas de que com a troca de experiências e os programas de capacitação e qualificação dos agentes de viagens a serem implementados ao longo de 2013 poderemos alcançar resultados expressivos”, explica ele.

Seu otimismo só não é compartilhado quanto à ideia do uso de navios como meio de hospedagem durante a Copa do Mundo. “A ideia é boa, só que não há nada previsto e apenas sondagens de fretamentos de alguns navios. As autoridades têm comentado sobre essa possibilidade, mas não há nada de concreto e corremos o risco sim de perder uma excelente oportunidade de usar os cruzeiros como hotéis durante os megaeventos” lembra.

Receba nossas newsletters